Europa deve começar a discutir perdão da dívida à Grécia, diz Centeno
Em entrevista ao jornal alemão Bild, o ministro das Finanças português criticou ainda o Pacto de Estabilidade e Crescimento europeu.
Para Mário Centeno, a Europa deve começar a discutir um novo perdão da dívida pública da Grécia. O ministro das Finanças português afirmou em entrevista ao jornal alemão Bild que as autoridades europeias devem iniciar discussões para reduzir a elevada dívida do Governo grego. Mesmo que isso represente um dilema para o seu homólogo alemão Wolfgang Schäuble.
De acordo com o ministro português, em declarações reproduzidas pela agência Bloomberg, a questão da participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no terceiro pacote de ajuda financeira é um dilema para o ministro das Finanças alemão. Isto porque o Fundo quer ver um alívio da dívida da Grécia firmado entre o país e os credores europeus — Banco Central Europeu (BCE) e União Europeia antes de participar num novo resgate. Uma posição de Schäuble não admite.
“Tenho de insistir que a Grécia deve cumprir as exigências e os requisitos, e um corte da dívida não ajuda nesse respeito”, disse o governante alemão recentemente.
Centeno diz que Atenas precisa de luz verde sobre uma nova assistência, mesmo sem a participação do Fundo. E considera que as instituições europeias são “fortes” e “capazes” de lidar com a maioria dos problemas na região sozinhas.
Na mesma entrevista, o ministro português criticou o Pacto de Estabilidade e Crescimento europeu, sublinhando que há “muito espaço para melhorar” as regras quanto à dívida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europa deve começar a discutir perdão da dívida à Grécia, diz Centeno
{{ noCommentsLabel }}