Juros portugueses em queda na véspera do último leilão do ano

Descompressão nos mercados de dívida europeus, com Portugal a apresentar as maiores quedas nas taxas. E isto antes de o Tesouro português ir ao mercado pela última vez este ano.

Depois da tempestade, a bonança. O Commerzbank tinha alertado na semana passada para um período de turbulência no mercado de dívida nacional, à medida que Portugal se aproximava para o último leilão do ano. Os juros chegaram então a superar os 3,9%, em máximos de 10 meses. Mas esta semana os juros têm recuado de forma acentuada. Uma tendência de queda que é esta terça-feira reforçada, na véspera de Portugal ir ao mercado tentar levantar 750 milhões de euros em obrigações a cinco anos. Virá aí a bonança?

Os juros da dívida a dez anos, a referência no mercado, cedia perto de sete pontos base para os 3,642%. Também a taxa associada à dívida a cinco anos, a maturidade com que o Tesouro português leiloa entre 500 e 750 milhões de euros amanhã, seguia a cair quatro pontos base até 2,183%.

Juros de Portugal aliviam

juros-01
Fonte: Bloomberg (valores em percentagem)

“Suspeitamos que este mau desempenho dos títulos portugueses — especialmente depois do crescimento económico muito superior ao esperado no terceiro trimestre — tem sido conduzido pela perspetiva dos investidores em relação a esta emissão”, referiu o banco alemão numa nota publicada na semana passada. “Se esse for o caso, um alívio das taxas no curto prazo está afastado até ao leilão”, salientou, reiterando “a visão cautelosa no médio prazo”.

A descompressão era generalizada no mercado europeu esta manhã. Na Alemanha, a yield das bunds a 10 anos recuava para 0,244%. Também a taxa da dívida a dez anos espanhola cedia para 1,998%. E no mercado secundário italiano, apesar dos receios em torno das consequências que poderão advir do referendo constitucional de 4 de dezembro, tudo permanecia relativamente tranquilo. Os juros a 10 anos cediam para 1,974%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros portugueses em queda na véspera do último leilão do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião