Hoje nas notícias: Novo Banco, Carlos Costa e Portimão

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novo Banco prepara-se para oficializar um pedido de injeção de capital num valor recorde de mais de 1.000 milhões de euros ao Fundo de Resolução. Também na banca, o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, que também foi gestor da Caixa Geral de Depósitos (CGD), vai escapar ao teste de idoneidade que o próprio está a promover a ex-gestores da CGD. Conheça os temas que estão a marcar a atualidade portuguesa.

Novo Banco vai pedir mais de 1.000 milhões ao Fundo de Resolução

O Novo Banco vai pedir ao Fundo de Resolução um valor recorde superior a 1.000 milhões de euros, através do Mecanismo de Capital Contingente previsto no contrato de venda da empresa aos norte-americanos do Lone Star. Em causa vai estar um pedido de injeção de capital para melhorar os rácios do banco gerido por António Ramalho. Este reforço deverá ser anunciado em março.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Carlos Costa escapa a teste de idoneidade aos ex-gestores da CGD

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa — que esteve na Caixa Geral de Depósitos (CGD) entre 2004 e 2006 –, vai escapar ao teste de idoneidade que o próprio supervisor está a promover aos antigos gestores da CGD. O governador terá aprovado créditos a Joe Berardo e a Manuel Fino que causaram prejuízos de 161 milhões de euros ao banco público.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso condicionado).

Pais do Amaral tem projeto para três hotéis em Portimão

O empresário português Miguel Pais do Amaral está a representar, através da Top Building, um grupo de investidores que quer levar a cabo um projeto para construir um empreendimento em Portimão. Em causa estão três hotéis com um total de 411 quartos e uma área total de 460 mil metros quadrados, na freguesia do Alvor. Desconhece-se o montante do investimento. O projeto está em consulta pública até 15 de março.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Falta de motoristas registados provoca alerta da Uber

Existiam apenas 349 motoristas de plataformas eletrónicas registados no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) no fim de janeiro, a um mês da chegada da “Lei da Uber” ao terreno. O número é muito inferior aos 6.500 motoristas com os quais a Uber, a maior das plataformas no mercado, diz contar. Tinham dado entrada no IMT, também, 749 pedidos, cerca de 11,5% do universo de motoristas da Uber. A nova lei impede a atividade a quem não tenha licença a partir de 1 de março. E a Uber já recordou que “todas as plataformas estão obrigadas a bloquear os motoristas” sem licença daí para a frente.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Turismo tem roubado casas aos mais pobres em Lisboa e Porto

A equipa da Comissão Europeia que veio a Portugal ver como está a correr o pós-programa de ajustamento avisou que “é preciso acompanhar mais de perto” o que está a acontecer no mercado de habitação no país. “O aumento nos preços das casas está, em grande medida, concentrado nas principais cidades de Lisboa e Porto, onde as atividades do turismo se estão a expandir para as áreas residenciais, com um impacto negativo na habitação a preços acessíveis para os grupos socialmente vulneráveis”, aponta o último relatório, divulgado esta quinta-feira.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, Carlos Costa e Portimão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião