Empresas de trabalho temporário aumentam faturação em 2018

  • Lusa
  • 11 Fevereiro 2019

A faturação das empresas de trabalho temporário subiu 6,1% em 2018, para 1.350 milhões de euros. Cinco principais empresas concentram 40% do mercado.

A faturação das empresas de trabalho temporário cresceu 6,1% em 2018 face a 2017, para 1.350 milhões de euros, num contexto de aumento da atividade empresarial e de queda do desemprego, indicou a Informa D&B.

O ritmo de subida da faturação no ano passado “prolonga a tendência crescente registada nos anos anteriores”, com taxas de variação acima de 10% em vários exercícios, o que permitiu que o valor do mercado tivesse um acréscimo em cerca de 50% entre 2013 e 2018, segundo assinala o estudo da Informa D&B sobre o setor do “Trabalho Temporário”. Para 2019 e 2020, as previsões apontam para “um prolongamento da tendência crescente do número de trabalhadores e do volume de negócio”, apesar de sinalizar um ritmo de crescimento mais baixo do que nos anos anteriores.

No final do ano passado, tinham atividade legal 220 empresas deste setor em Portugal, número ligeiramente inferior ao observado um ano antes. A zona de Lisboa, a qual alberga um total de 106 empresas, e a zona Norte, com 74 operadores, são as que contam com o maior número de empresas. Por sua vez, o número de trabalhadores das empresas de trabalho temporário (incluindo aos trabalhadores cedidos) situou-se em 99.823 em 2017, o correspondeu um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior.

Este setor caracteriza-se por uma elevada concentração da faturação, uma vez que as cinco principais empresas tinham uma quota 40% no conjunto do mercado português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas de trabalho temporário aumentam faturação em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião