Há mais carros nas autoestradas. Lucros da BCR aceleram

O aumento da circulação nas autoestradas fez subir as receitas de portagens da concessionária da Brisa, que fechou as contas de 2018 com um resultado líquido de quase 167 milhões de euros.

Há mais carros a passarem nas autoestradas da Brisa Concessão Rodoviária (BCR). O tráfego subiu 4,3%, registando-se um “crescimento positivo em toda a rede” que a empresa explica com o “ambiente macroeconómico” mais favorável. E permitiu à empresa do grupo Brisa registar um forte aumento nos resultados líquidos.

De acordo com a informação enviada à CMVM, a BCR lucrou 166,8 milhões de euros no ano passado. Apresentou um crescimento de mais 23% face ao ano anterior, período em que tinha registados resultados positivos em 135,1 milhões. O EBITDA também cresceu, assim como as receitas.

“Todas as autoestradas da concessão continuaram a registar variações da procura positivas, entre os 2,8% registados na A5 e os 10,4% registados na A10”, reconhece a BCR. O tráfego médio diário nas autoestradas da concessão atingiu os 20.693 veículos, um crescimento médio anual de 4,3%.

O aumento da circulação impulsionou as receitas de portagens da BCR em 6,4%. “As receitas de portagem atingiram os 592,6 milhões de euros, sustentadas pelo acréscimo no tráfego e pela atualização das taxas de portagem em 1,4%”, refere a BCR, em comunicado.

Os proveitos operacionais fixaram-se, no total, em 616,2 milhões de euros, mais 8% do que os 570,7 milhões obtidos em 2017 — os custos operacionais cresceram, mas apenas 3,7%. A ajudar o aumento total das receitas esteve ainda a renegociação de contratos de concessão de áreas de serviços, uma rubrica de receita que subiu de 5,4 milhões em 2017 para 17,9 milhões em 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais carros nas autoestradas. Lucros da BCR aceleram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião