ASAE já sabe quem financiou as greves cirúrgicas dos enfermeiros

A CNPD considera que a ASAE pode aceder aos dados de quem contribuiu para o financiamento das greves dos enfermeiros em blocos operatórios. PPL já os enviou, incluindo os anónimos.

A PPL Crowdfunding já enviou à ASAE os dados de todas as pessoas que fizeram donativos nas duas campanhas que serviram para financiar as greves cirúrgicas, incluindo os anónimos. A informação foi confirmada ao ECO por um responsável da plataforma usada pelos enfermeiros para angariarem mais de 700 mil euros para continuar a pagar o salário aos colegas grevistas.

A empresa portuguesa tinha adiado a entrega desta informação àquela autoridade, por considerar que existiam “dúvidas” quanto a legalidade do pedido ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Já esta sexta-feira, a CNPD emitiu o parecer que tinha sido pedido, considerando que a ASAE pode aceder aos dados de quem contribuiu para o financiamento das greves dos enfermeiros em blocos operatórios.

“Enviámos toda a informação pedida”, disse ao ECO o cofundador e diretor tecnológico da PPL Crowdfunding, Pedro Domingos. Como o próprio já tinha afirmado, numa entrevista publicada esta semana, a ASAE pediu a lista de quem fez donativos para as quatro maiores campanhas já realizadas através da plataforma, entre as quais as duas que foram promovidas pelos enfermeiros.

Segundo uma nota publicada no site da CNPD, foi dito à plataforma PPL, onde foi feita a campanha de angariação de fundos, que “nada obsta” à disponibilização à ASAE da informação pedida para averiguar a origem dos fundos recolhidos. A ASAE pretende investigar a origem dos fundos recolhidos pelos enfermeiros através de uma plataforma de financiamento colaborativo, crowdfunding, para as greves em blocos operatórios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASAE já sabe quem financiou as greves cirúrgicas dos enfermeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião