Hoje nas notícias: BdP, seguros de saúde e Pinho

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo quer a Inspeção Geral das Finanças a fiscalizar o Banco de Portugal. A medida consta da reforma da supervisão financeira apresentada pelo executivo e que deverá ir ao Parlamento sem esperar pelo Banco Central Europeu. Fora da alçada da IGF ficam as funções do banqueiro central. Na TAP, há mexidas na estrutura acionista. Os chineses, tal como previsto no acordo de 2017, reforçaram a sua posição na Atlantic Gateway, holding que detém 45% da companhia aérea. Mas este reforço pode ser provisório, uma vez que o conglomerado chinês está com dificuldades financeiras. Humberto Pedrosa e David Neeleman, os outros acionistas da Atlantic Gateway, têm direito de preferência na compra. No caso EDP, o Ministério Público quer ter acesso às contas da mulher de Manuel Pinho. O objetivo é perceber se Alexandra Pinho acedeu ao Regime Excecional de Regularização Tributária. Já o processo de falência do BES corre sérios riscos de ficar entupido com a contestação apresentada por Ricardo Salgado no Tribunal do Comércio. Tudo isto numa altura em que os seguros de saúde demonstram grande vitalidade devido à crise nos hospitais públicos.

Governo quer IGF a fiscalizar Banco de Portugal

A reforma da supervisão financeira dá à Inspeção Geral das Finanças (IGF) poder para fiscalizar a gestão financeira do regulador, tal como acontece com os restantes serviços e entidades públicas. Esta é uma das muitas alterações previstas pela reforma que está a ser preparada pelo Governo e que deverá ir ao Parlamento sem esperar pelo aval do Banco Central Europeu. Fora da alçada da IGF ficam as matérias relacionadas com as funções do banqueiro central, mas tudo o que diz respeito à gestão financeira do Banco de Portugal passa a estar abrangido. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Chineses da HNA reforçam na TAP, mas podem estar de saída

A Hainan Airlines reforçou a sua posição na Atlantic Gateway, “holding” que detém 45% da TAP, de 11,5% para 20%, tal como previsto no acordo de 2017, altura em que entrou na estrutura acionista. Este reforço da posição dos chineses acontece através da cedência de posições por parte de Humberto Pedrosa e David Neeleman. Mas as dificuldades financeiras do grupo chinês, que só no último ano vendeu mais de 15 mil milhões de euros em ativos, poderão levá-lo a alienar a posição na empresa lusa, tendo Humberto Pedrosa e David Neeleman direito de preferência na compra. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Seguros de saúde disparam com a crise nos hospitais públicos

Os seguros de saúde estão na senda do crescimento, com o volume de negócios a aumentar 7,4% num segmento que já regista 2,6 milhões de contratos. Os atrasos e a degradação do Sistema Nacional de Saúde (SNS) justificam a vitalidade do ramo, segundo apontam vários especialistas. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Justiça quer contas da mulher de Pinho

Os procuradores do Ministério Público que investigam o caso EDP, pediram à juíza de instrução que solicite ao Banco de Portugal (BdP) os dados bancários de uma eventual adesão da mulher de Manuel Pinho ao Regime Excecional de Regularização Tributária (RERT). Em causa estão suspeita sobre duas offshores que não constam nos documentos de adesão de Pinho ao RERT III, em 2012. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso livre).

Salgado entope processo do BES

O processo de falência do BES corre sérios riscos de ficar entupido com a contestação apresentada por Ricardo Salgado no Tribunal do Comércio. O banqueiro quer suspender a insolvência do BES “mau”, que herdou os ativos tóxicos do BES, até os tribunais administrativos informarem quantos processos existem contra o Banco de Portugal, por causa da medida de resolução aplicada ao BES em agosto de 2014 e, quando haverá decisões judiciais sobre a legalidade dessa resolução. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: BdP, seguros de saúde e Pinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião