Iberdrola com lucros recorde. Foram mais de três mil milhões de euros em 2018

  • Lusa
  • 20 Fevereiro 2019

A melhoria do negócio e a venda de ativos no Reino Unido ajudaram a fazer crescer em 7,5% os lucros da energética espanhola no ano passado.

A elétrica espanhola Iberdrola registou num resultado líquido de 3.014,1 milhões no ano passado, mais 7,5% do que em 2017, refletindo uma melhoria do negócio e a venda de ativos no Reino Unido.

“O resultado do grupo reflete os investimentos de cerca de 20.000 milhões de euros realizados nos últimos quatro anos, a expansão internacional, a normalização das condições operacionais em Espanha e o bom desempenho de todos os negócios“, afirma a Iberdrola, empresa que comercializa energia em Portugal e que está a construir o Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega, projeto avaliado em cerca de 1,5 mil milhões de euros.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 27,7% para 9.349 milhões de euros em 2018, suportado pelo crescimento de dois dígitos de todas as áreas de atividades e da consolidação da Neoenergía, apesar do impacto negativo da taxa de câmbio.

O negócio de redes gerou um EBITDA de 4.915 milhões de euros, aumentando 16,2%, e o das energias renováveis de 2.444,7 milhões, ou acréscimo de 39,3%, impulsionado por uma maior produção e reforço da capacidade instalada.

Entre as operações corporativas levadas a cabo no ano passado pela Iberdrola, destacam-se a venda em dezembro da Scottish Power Generation, a sua filial no Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola com lucros recorde. Foram mais de três mil milhões de euros em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião