Fed vai ser paciente. Investidores festejam em Wall Street

Com a Fed a ser paciente perante novas subidas de juros, os investidores celebraram. Num dia de ganhos expressivos para o petróleo, Wall Street fechou em alta.

A Fed vai ser paciente quanto a novas subidas de juros. Depois de ter deixado inalterada a taxa diretora na primeira reunião do ano, as minutas desse encontro revelam os membros da autoridade monetária dos EUA preferem esperar, o que agradou aos investidores. Wall Street fechou em alta.

“Muitos dos membros [da Fed] sugerem que não é ainda claro que ajustes à taxa de juro podem ser apropriados no final deste ano”, referem as minutas da reunião em que a taxa de referência ficou inalterada entre 2,25% e 2,5%, citadas pela Reuters.

“Vários dos membros argumentaram que um aumento da taxa diretora poderá ser necessário apenas se a inflação vier a superar as expectativas”, preferindo não mexer nos juros até lá. Até porque fazê-lo poderia ter um impacto negativo na economia, numa altura em que a maior potência do mundo está a abrandar.

Esta perspetiva da Fed veio dar confiança aos investidores. Com a autoridade monetária a preferir aguardar, voltaram a colocar dinheiro em ativos de risco, como as ações, levando as bolsas a registarem uma sessão positiva.

Enquanto o Nasdaq somou 0,04% para 7.489,92 pontos, o S&P 500 ganhou 0,19% para fechar nos 2.785,06 pontos. O Dow Jones, por seu lado, somou 0,26%, beneficiando do comportamento positivo das empresas do setor energético.

Além das ações, a Fed acabou por puxar também pelos preços do petróleo nos mercados internacionais. O WTI, negociado em Nova Iorque, somou quase 1,5% para os 56,92 dólares por barril, enquanto o Brent, em Londres, ganhou quase 1% para um valor acima dos 67 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed vai ser paciente. Investidores festejam em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião