Estado vai comprar 46 veículos a diesel

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2019

A frota automóvel do Estado tem mais de 70% de veículos a gasóleo. Executivo deverá comprar 46 veículos a diesel este ano.

O Estado deverá comprar este ano 46 veículos a diesel, escreve esta quinta-feira o jornal i [edição em papel]. De acordo com o diário, o Turismo de Portugal considera que comprar veículos a diesel “é a opção mais racional” apesar de, apenas há duas semanas, o ministro do Ambiente ter vindo a público dizer que os carros a gasóleo têm os dias contados.

Em entrevista ao Jornal de Negócios a 28 de janeiro, Matos Fernandes considerou não haver necessidade de aumentar os subsídios para a aquisição de carros elétricos dizendo que a aposta a fazer seria no sentido de incentivar o abado dos diesel em troca por um elétrico. “Não conheço nenhum país em que os subsídios sejam muito maiores: Portugal dá 2.250 euros por cada veículo elétrico novo. E está a desenvolver uma rede de carregamentos em todo o país, que ainda é gratuito”, dizia o ministro.

As declarações de Matos Fernandes foram mal recebidas pelo setor. A ACAP, por exemplo, defendeu que o fim do diesel antecipado pelo Governo deve ser feito antes pelo mercado. “Deve haver, da parte dos políticos, uma neutralidade tecnológica”, afirmou Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, durante o habitual balanço anual do mercado. A ACAP salienta que dos 45 mil milhões de receitas previstas no Orçamento do Estado para 2019, 19,5% vêm do automóvel. E pouco é dos elétricos, o que pode ser um problema no futuro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado vai comprar 46 veículos a diesel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião