Zona Euro cresce a bom ritmo

Os dados preliminares conhecidos esta quarta-feira mostram que a economia da zona euro cresce ao ritmo mais elevado desde o início do ano. PMI da indústria em máximos de 34 meses.

O crescimento económico da zona euro acelerou e está já no ritmo mais elevado desde o início do ano. Segundo dados preliminares da IHS Markit, avançados pela Bloomberg, o índice de gestores de compras (PMI) subiu 0,8 pontos, de 53,3 em outubro para 54,1 este mês.

Segundo a agência, este é o valor mais alto em 11 meses, acima da linha de água dos 50 pontos, isto é, a diferença entre expansão e contração da economia. No campo da indústria, o índice disparou para máximos de 34 meses, situando-se nos 53,7 pontos. Já no campo dos serviços, o índice encontra-se nos 54,1 pontos. Alemanha e França tiveram um papel relevante neste crescimento.

Estes serão dados animadores para Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, o que poderá ser determinante na decisão de prrosseguir a política monetária que tem sido levada a cabo pela instituição. A 8 de dezembro, Draghi deverá decidir se estende ou não o programa de estímulos no valor de 1,7 biliões de euros. E, numa nota de research, o Commerzbank alerta que apesar do forte crescimento económico o presidente do BCE não deverá meter um ponto final no programa de quantitative easing em vigor.

Citado pela Bloomberg, o economista chefe da IHS Market, Chris Williamson, disse que “os resultados preliminares para novembro indicam o aumento mais acentuado do ano na atividade as empresas, com bastantes sinais de que o crescimento irá continuar a acelerar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona Euro cresce a bom ritmo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião