Regulador espanhol suspende ações do Liberbank e do Abanca após notícias de OPA

  • ECO
  • 22 Fevereiro 2019

O Unicaja e o Liberbank negoceiam há meses uma fusão, mas esta sexta-feira o Expansíon noticia que o Abanca também entrou em jogo. A CNMV suspendeu a negociação das ações.

Após meses de negociações entre os bancos espanhóis Unicaja e Liberbank, o jornal Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol) noticiou esta sexta-feira que o Abanca estará a ponderar uma oferta pública de aquisição (OPA) ao segundo. Apesar de o Liberbank já ter dito não recebeu até agora qualquer proposta, o regulador espanhol CNMV (Comisión Nacional del Mercado de Valores) suspendeu as ações não só deste banco como também do Abanca.

O Abanca terá abordado os principais acionistas do Liberbank com perspetivas de uma aquisição faseada, segundo garantiram fontes próximas, ao Expansión. Primeiro, propõe aos fundadores (Cajastur, Caja Cantabria e Caja Extremadura) uma troca de ações para manter uma participação de uma hipotética entidade combinada.

Por outro lado, oferece aos acionistas privados 0,55 euros por cada um dos títulos. Após as notícias a CNMV anunciou que iria suspender as ações “por existirem circunstâncias que podem perturbar o normal desenvolvimento das operações de formação de valor”. Antes da suspensão, as ações do Liberbank negociavam na bolsa espanhola nos 0,39 euros. O regulador suspendeu ainda instrumentos de dívida do Abanca.

Em dezembro do ano passado, a Unicaja e o Liberbank reconheceram contactos preliminares para uma possível operação de fusão. Por outro lado, o Abanca tem estado a fazer aquisições, incluindo o negócio em Espanha da portuguesa Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador espanhol suspende ações do Liberbank e do Abanca após notícias de OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião