Centeno e ministro alemão das Finanças falam sobre Orçamento da Zona Euro em Lisboa
O ministro alemão das Finanças estará em Lisboa na próxima quinta-feira. À mesa dos dois responsáveis está o Orçamento da Zona Euro. Centeno e Scholz têm reunião ao final da tarde, seguido de jantar.
O ministro alemão das Finanças, Olaf Scholz, vem na próxima quinta-feira a Lisboa para se encontrar com Mário Centeno, o presidente do Eurogrupo, avançou o Negócios e confirmou o ECO. Em cima da mesa está o orçamento da Zona Euro.
Os dois terão uma reunião de trabalho ao final da tarde de quinta-feira, seguida de um jantar. O convite foi dirigido por Centeno ao ministro alemão, mas não tinha data marcada. Acontece agora, numa altura em que surgem notícias de que a Alemanha e a França terão uma proposta conjunta para o Orçamento do euro.
O encontro entre Centeno e Scholz serve para debater o orçamento da Zona Euro. Na terça-feira, Mário Centeno defendeu que o orçamento da Zona Euro deve ser “complementar aos instrumentos já disponíveis para todos os Estados-membros da União Europeia”.
O também ministro português das Finanças detalhou o que isto quer dizer: “Não estamos a falar de uns retoques cosméticos nos instrumentos orçamentais da UE. Não se trata de dividir uma parte do quadro financeiro plurianual em dois – uma linha orçamental para a Zona Euro, outra para os países de fora do euro. Trata-se de criar um instrumento próprio para a Zona Euro”.
Centeno falava no Parlamento Europeu e defendeu que é preciso “demonstrar que [o instrumento da Zona Euro] pode contribuir para promover a convergência e melhorar a competitividade”, tentando assim conter a discussão sobre a dimensão do Orçamento da Zona Euro.
Esta sexta-feira, a Reuters avançou que já há uma proposta conjunta da França e da Alemanha para o Orçamento da Zona Euro, uma união de posições que é vista como uma via aberta para um entendimento mais alargado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno e ministro alemão das Finanças falam sobre Orçamento da Zona Euro em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}