Produção automóvel cresce mais de 22% em Portugal em janeiro
O número de veículos produzidos em Portugal cresceu mais de 22% em janeiro face há um ano. A Alemanha é o principal destino.
A produção de veículos em Portugal cresceu mais de 22% em janeiro, face ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram produzidos no país 30.926 veículos.
Os dados revelados esta segunda-feira pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), permitem perceber um crescimento na produção dos veículos de todas as categorias: ligeiros de passageiros, pesados, mas também comerciais ligeiros.
No primeiro mês do ano foram produzidos 26.271 veículos ligeiros de passageiros, números que representam um crescimento de 26% face a janeiro de 2018.
No que toca aos comerciais ligeiros foram produzidos 4.199, o que representa um crescimento mais residual de 2,8% face ao ano passado. Já a produção dos veículos pesados foi a que registou um maior crescimento. Situou-se nos 39% com um volume de produção de 456 veículos.
Dados que “confirmam a importância que as exportações representam para o setor automóvel” e também para a “balança comercial portuguesa”, visto que “97,1% por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo“, sublinha a ACAP.
No mesmo comunicado, a associação dá ainda conta de que é a Europa o destino da esmagadora maioria da produção automóvel portuguesa – 93,1%. A Alemanha está na linha da frente na compra de veículos portugueses com 20,8%, segue-se a Itália com 15,3% e França a significar 13%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção automóvel cresce mais de 22% em Portugal em janeiro
{{ noCommentsLabel }}