Lisboa vai ter mil novas vagas em creches até 2021

A Câmara de Lisboa planeia criar até ao final de 2021 mil novas vagas em creches, quer através da reabilitação de estabelecimentos já abertos quer através da construção de novos equipamentos.

A Câmara Municipal de Lisboa planeia criar mil novos lugares em creches até 2021. De acordo com a autarquia, as vagas serão disponibilizadas à “medida que forem terminando as empreitadas” de criação das creches. “Algumas empreitadas serão de reabilitação, como é o caso do Bairro Santos e do Jardim da Estrela, e outras serão de construção nova”, explica a Câmara ao ECO. Medida estava prevista no acordo entre PS e Bloco de Esquerda para a formação do executivo camarário.

Até 2021, serão assim criados 1.049 novos lugares em creches, que terão a seguinte distribuição: 126 no Areeiro, 40 nas Avenidas Novas, 126 no Beato, 84 em Benfica, 42 em Carnide, 43 na Estrela, 84 no Lumiar, 168 nos Olivais, 168 no Parque das Nações, 84 em São Domingos de Benfica e 84 em São Vicente.

No total, estão em causa 18 equipamentos distribuídos por 11 freguesias. A Câmara de Lisboa nota, contudo, que poderá ainda haver lugar a acertos no número de lugares, após a aprovação da Segurança Social.

A distribuição das novas creches por freguesia

Fonte: CML

Atualmente, já está em obras uma creche nos Olivais, estando outras seis na fase de concurso. A disponibilização das vagas acontecerá à medida que as intervenções de reabilitação e os trabalhos de construção nova forem sendo concluídos.

A um prazo mais alargado, isto é, até 2029, está prevista a criação de 2.476 novos lugares em creches. Destes, 2.433 resultam da criação de novos estabelecimentos deste tipo. “Na segunda fase, entre 2021 e 2029, está prevista a criação de 25 creches (1.550 lugares), sendo 22 creches novas (1.385 novos lugares) e três creches para substituição de equipamentos existentes, cujas instalações deverão ser abandonadas, de que resulta também um aumento de capacidade de 43 lugares”, adianta o município.

“A fixação de jovens na cidade depende da oferta de trabalho e da habitação, que está em crise, mas não só. Queremos garantir serviços públicos como as creches a longo prazo para dar segurança a quem quer viver em Lisboa”, sublinhou o vereador Manuel Grilo.

O acordo assinado entre o PS e o Bloco de Esquerda previa a criação de mais de mil vagas para as creches, mas o prazo para a sua aprovação está ultrapassado. O documento prevê um “plano de conceção e construção de novas creches, com abertura de pelo menos 1000 novas vagas (objetivo a eventualmente ampliar no final do 2º ano de mandato). A Câmara Municipal de Lisboa incentivará a criação de cooperativas e outro tipo de associações sem fins lucrativos para a gestão de novas creches. O plano deve ser elaborado e aprovado até ao final do primeiro semestre de 2018“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa vai ter mil novas vagas em creches até 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião