Cimeira Trump-Kim termina sem acordo, anuncia Casa Branca
A cimeira entre o Presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte terminou, em Hanói, sem que fosse alcançado "qualquer acordo", anunciou a porta-voz da Casa Branca.
A cimeira entre o Presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte terminou esta quinta-feira, em Hanói, sem que fosse alcançado “qualquer acordo”, anunciou a porta-voz da Casa Branca.
A assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, adiantou que a segunda cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un foi encurtada e o almoço previsto entre os dois líderes não se realizou.
Sanders acrescentou que “não foi concluído um acordo, mas as duas delegações vão continuar a dialogar no futuro” e acrescentou que a conferência de imprensa de Trump, marcada para as 16:00, foi remarcada para as 14:00 (07:00 em Lisboa).
Nessa conferência, o presidente norte-americano afirmou que abandonou a segunda cimeira com Kim Jong Un depois de os dois líderes não terem conseguido alcançar um acordo que permitisse aliviar as sanções dos EUA à Coreia do Norte em troca de Pyongyang abdicar de grande parte do seu programa de armas nucleares.
Trump afirmou que o líder coreano “queria que as sanções fossem retiradas na totalidade, e não podemos fazer isso“. Em troca, Kim Jong Un tinha-se oferecido para desmantelar a sua principal instalação nuclear em Yongbyon.
“Não foi o suficiente”, afirmou o presidente norte-americano aos jornalistas após o falhanço das negociações.
No início das negociações, os dois líderes admitiram a abertura de gabinetes de ligação nos dois países, enquanto Kim afirmou estar disposto à desnuclearização.
Trump disse desejar um bom acordo, mas indicou não ter pressa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cimeira Trump-Kim termina sem acordo, anuncia Casa Branca
{{ noCommentsLabel }}