Banco de Portugal responde a Salgado. Diz que já concluiu maioria das investigações ao BES

Supervisor não se alonga nos comentários à entrevista de Salgado. Mas diz que a grande maioria das investigações ao BES está concluída e lembra que tribunal já confirmou uma decisão por si proferida.

Ricardo Salgado afirmou em entrevista à TSF que o Banco de Portugal recusou três hipóteses de recapitalização do BES e disse não ser o culpado pelos lesados do banco. “Não fui eu que lancei a resolução”, declarou o antigo presidente da instituição à rádio. O supervisor já respondeu. Diz que a “grande maioria” das investigações aos atos de gestão do BES já está concluída e lembra que, das três decisões já proferidas pelo Banco de Portugal, o tribunal já confirmou todos os factos apurados numa delas.

Na nota emitida esta segunda-feira, o Banco de Portugal não se alongou muito nos comentários à entrevista que Ricardo Salgado deu no fim de semana à TSF, referindo que já “foram prestados esclarecimentos sobre todas as situações abordada nessa entrevista”, nomeadamente no contexto da comissão parlamentar de inquérito.

Ainda assim, o supervisor liderado por Carlos Costa assinala que, logo em 2014, deu início a várias investigações para apurar as responsabilidades inerentes aos atos e gestão praticados pela administração de Ricardo Salgado, “tendo já sido concluída a grande maioria das investigações que foram abertas para esse efeito”.

Lembra também que das três decisões que o Banco de Portugal já preferiu, “uma foi já objeto de apreciação de mérito pelo Tribunal da Concorrência Regulação e Supervisão, que confirmou os factos apurados pelo Banco de Portugal, bem como a imputação de responsabilidades individuais”.

"Das três decisões já proferidas pelo Banco de Portugal, uma foi já objeto de apreciação de mérito pelo Tribunal da Concorrência Regulação e Supervisão, que confirmou os factos apurados pelo Banco de Portugal, bem como a imputação de responsabilidades individuais.”

Banco de Portugal

Comunicado

Na entrevista à TSF, Ricardo Salgado disse que “faltou vontade política” para evitar a resolução do BES, em agosto de 2014, isto porque havia outras soluções para salvar o banco”. “Uma das coisas que me leva a pensar que não houve vontade política foi o facto de o senhor governador e o Banco de Portugal terem recusado três hipóteses de recapitalização do banco”, refere Salgado.

Por isso, reitera que não foi ele que causou os lesados do BES, em quem pensa todos os dias. “Não fui eu que lancei a resolução. [No tempo da] minha ação no BES não havia resolução em pé ainda. Portanto, não fui eu que causei os lesados. Os lesados foram causados pela resolução. Penso todos os dias nos lesados. Todos os dias. E sofro com isso”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal responde a Salgado. Diz que já concluiu maioria das investigações ao BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião