Alemanha e França juntam-se a nove países e proíbem voos com Boeing 737 MAX 8

  • Lusa
  • 12 Março 2019

A Irlanda e França juntaram-se aos nove países que já encerraram o espaço aéreo a aeronaves Boeing 737 MAX 8, na sequência do acidente que vitimou 157 pessoas.

Irlanda e França juntaram-se a outros nove países na decisão de fechar do espaço aéreo a aeronaves Boeing 737 MAX 8, após o acidente na Etiópia, no domingo, com o aparelho da Ethiopian Airlines, que provocou 157 mortes.

A decisão de Irlanda e França sucede a semelhantes tomadas pelas autoridades da Alemanha, Reino Unido, Austrália, Omã, Singapura, China, Indonésia, Coreia do Sul e Mongólia, que proibiram nos seus espaços aéreos voos daquele modelo da Boeing, o mesmo envolvido no acidente da Ethiopian Airlines, enquanto algumas empresas de aviação decidiram manter os Boeing 737 MAX 8 em terra.

Entre as empresas que optaram por suspender os voos do Boeing 737 MAX 8 estão a Norwegian, o IcelandairGroup, o Tui Grupo (a maior operadora de turismo do mundo), a Aerolineas Argentinas, a Aeroméxico, a brasileira Gol, a indiana Jet Airways, a marroquina Royal Air Maroc e a própria Ethiopian Airlines. O Reino Unido foi o primeiro país europeu a suspender os voos do Boeing 737 MAX 8, seguido pela Alemanha.

O Boeing 737 MAX da Ethiopian Airlines despenhou-se no domingo de manhã, poucos minutos depois de ter descolado de Adis Abeba para a capital do Quénia, Nairobi. O acidente provocou a morte das 157 pessoas (149 passageiros e oito tripulantes) que seguiam a bordo. As vítimas são de 35 nacionalidades e pelo menos 19 eram funcionários das Nações Unidas, alguns dos quais iam participar numa cimeira dedicada ao ambiente, em Nairobi.

As ações da Boeing caíram na segunda-feira 5,33% na bolsa de valores de Wall Street, fazendo com que a sua capitalização no mercado tenha reduzido em quase 13 mil milhões de dólares. Os títulos do fabricante norte-americano caíram hoje 2% na abertura da bolsa de valores.

A Boeing indicou esta terça-feira que irá atualizar o software de controlo de voo da aeronave 737 MAX para “torná-lo ainda mais seguro” antes de abril, data limite que a Agência Federal de Aviação norte-americana (FAA, em inglês) impôs. A empresa com sede em Chicago disse em comunicado que começou a desenvolver uma atualização de software com a FAA após o acidente do avião (mesmo modelo) da Lion Air na Indonésia, em outubro de 2018, e que irá aplicá-lo à sua frota “nas próximas semanas” e finalizado antes de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha e França juntam-se a nove países e proíbem voos com Boeing 737 MAX 8

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião