Boeing afunda 13% após queda de avião na Etiópia

O dia é de ganhos nas principais bolsas norte-americanas, mas a Boeing está sob forte pressão, depois da queda de um avião na Etiópia. A empresa norte-americana já esteve a cair 13%.

As ações da Boeing caíram mais de 13% no arranque da sessão, um dia depois de um avião fabricado pela marca ter caído na Etiópia, matando todos os 157 passageiros e tripulação. A queda dos títulos eliminou quase 300 pontos do Dow Jones, num dia de ganhos para as principais empresas norte-americanas.

A China e a Indonésia anunciaram que vão proibir os voos com o modelo Boeing 737 Max 8, que protagonizou o acidente deste domingo e um outro acidente semelhante em outubro de 2018, que vitimou 189 pessoas. Entretanto, a empresa eliminou parte das perdas registadas na abertura e está a recuar 7,98%, para 388,81 dólares por ação.

A pressão da Boeing penalizou o Dow Jones: começou a sessão a cair quase 1%, mas o bom desempenho das restantes cotadas resgatou o índice do vermelho. O benchmark industrial segue agora inalterado, a cotar em 25.450,95 pontos.

O cenário é bem diferente nos restantes índices norte-americanos, que estão a acompanhar a tendência positiva registada nos mercados europeus e asiáticos. O índice de referência, S&P 500, avança quase 0,79%, enquanto o Nasdaq soma 1,13%.

No setor tecnológico, destaque para a Nvidia e a Mellanox. A fabricante de placas gráficas anunciou ter chegado a um acordo para comprar a fornecedora de redes, num negócio avaliado em sete mil milhões de dólares. Os títulos da Nvidia somam 0,2%, enquanto os da Mellanox disparam 8,7%.

Além disso, o sentimento é de otimismo face a declarações do presidente da Fed numa entrevista divulgada este domingo, na qual Jerome Powell disse que, atualmente, não vê motivos para mexer nos juros.

Ações da Boeing recuam

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boeing afunda 13% após queda de avião na Etiópia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião