Galp dispara 3%. Bolsa de Lisboa lidera ganhos na Europa

O PSI-20 valorizou mais de 1%, a maior subida do Velho Continente, impulsionado pelo disparo das ações da Galp, mas também do resto do setor. BCP também somou mais de 2%.

O verde imperou nesta sessão com a bolsa nacional a encabeçar os ganhos na Europa. O PSI-20 valorizou mais de 1%, suportado pelo disparo de mais de 3% da Galp, mas também pela subida de 2% do BCP. Grupo EDP também “ajudou à festa”.

O PSI-20 somou 1,06%, para os 5.206,19 pontos, com apenas dois títulos em terreno negativo — a Nos e a Pharol — três inalterados e os restantes 13 títulos com ganhos. Na Europa, o Stoxx Europe 600 ganhou 0,63%.

Os investidores foram animados pela perspetiva de os deputados britânicos chumbarem esta quarta-feira o Brexit sem acordo, e reagiram ainda aos dados positivos sobre a economia dos Estados Unidos.

A nível nacional destaque para a valorização de 3,3% das ações da Galp energia, para os 14,55 euros, num dia de subida das cotações do petróleo, mas marcado também pelas notícias que dão conta de mexidas na administração da petrolífera. Mesquita Nunes, dirigente do CDS, e Sofia Tenreiro, a ex-diretora da Cisco Portugal são dois dos novos nomes propostos por Paula Amorim para a administração da Galp Energia, avançou o expresso.

Ações da Galp brilham em Lisboa

O dia também foi marcado pelos ganhos dos títulos do universo EDP. As ações da elétrica liderada por António Mexia avançaram 1,76%, para os 3,304 euros, enquanto as da encabeçada por Manso Neto ganharam 0,99%, para os 8,64 euros. Os ganhos da EDP acontecem depois de Reuters ter noticiado que empresa poderá propor a criação de uma joint-venture com os chineses da China Three Gorges se a OPA lançada no ano passado falhar.

A contribuir para a subida do índice nacional esteve ainda o BCP que viu os seus títulos acelerarem 2,15%, para os 22,82 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dispara 3%. Bolsa de Lisboa lidera ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião