SoftBank pode investir mil milhões de dólares nos carros autónomos da Uber

Um consórcio liderado pelo SoftBank, que inclui outros investidores (entre eles uma fabricante automóvel), tenciona investir pelo menos 1.000 milhões de dólares nos carros autónomos da Uber.

O maior fundo global de investimento em tecnologia quer injetar, no mínimo, mil milhões de dólares na unidade de carros autónomos da Uber. O Vision Fund, gerido pelo japonês SoftBank, está a negociar com a empresa norte-americana a compra de uma posição minoritária nessa subsidiária, através de um consórcio que inclui outros investidores, segundo o The Wall Street Journal (acesso pago).

O jornal desconhece a identidade dos restantes investidores, mas aponta que, entre eles, está pelo menos uma fabricante automóvel. As negociações para a compra de uma posição minoritária — a uma avaliação entre 5.000 milhões e 10.000 milhões de dólares — estão em “fase avançada”. Contudo, isso não é garantia de que vão chegar a bom porto.

A confirmar-se, a operação vai dar novos meios à Uber para conquistar o interesse dos investidores quando decidir avançar para a tão aguardada IPO, a operação de entrada em bolsa que deverá permitir aos funcionários da empresa um exit das suas posições e o encaixe das respetivas mais-valias. Há relatos de trabalhadores que se endividaram para exercerem as opções de compra de ações várias vezes usadas pela empresa como forma de remuneração.

Segundo o jornal financeiro, a empresa poderá avançar com a IPO em maio ou junho e tenciona conseguir uma avaliação que poderá chegar aos 120 mil milhões de dólares. Além do negócio do transporte de passageiros e do negócio das bicicletas, a empresa detém ainda uma popular plataforma de encomendas de refeições.

Mas a divisão de investigação tecnológica dos carros autónomos é vista como tendo grande potencial de negócio no futuro. Não só a tecnologia pode ser vendida às grandes fabricantes, como permitirá, no futuro, poupar custos com a necessidade de ter um condutor atrás do volante dos automóveis para transporte de passageiros, ao serviço da empresa.

O SoftBank, fundado pelo japonês Masayoshi Son, já é dono de pelo menos 15% da Uber e um dos principais acionistas da companhia. A posição foi comprada com um desconto de 30% no final de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SoftBank pode investir mil milhões de dólares nos carros autónomos da Uber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião