Chefe da diplomacia dos EUA falha Moscovo e vai a Bruxelas discutir Irão

  • Lusa
  • 13 Maio 2019

Mike Pompeo viaja esta segunda-feira para Bruxelas para discutir com funcionários europeus "questões urgentes" como o Irão, adiando por um dia a viagem à Rússia.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, viaja esta segunda-feira para Bruxelas para discutir com funcionários europeus “questões urgentes” como o Irão, adiando por um dia a viagem à Rússia, indicaram fontes oficiais.

O chefe da diplomacia norte-americana, que deveria chegar esta segunda-feira a Moscovo, vai falhar a agenda na capital russa e encontrar-se-á com o Presidente russo, Vladmir Putin, e o homólogo russo, Sergei Lavrov, em Sochi, na costa do Mar Negro, na terça-feira.

Em Bruxelas, está previsto um conselho “Assuntos da União Europeia”, mas o Departamento de Estado norte-americano não especificou quais as reuniões que figuram na ordem do dia de Mike Pompeo. A diplomacia norte-americana adiantou apenas que Pompeo irá reunir com funcionários de França, Reino Unido e Alemanha, três países europeus que assinaram o acordo nuclear iraniano em 2015.

No passado dia 8, o Presidente do Irão, Hassan Rohani, deu 60 dias às potências mundiais para se negociar um novo acordo nuclear, adiantando que se tal não acontecer retomará o enriquecimento do urânio.

A União Europeia pediu imediatamente ao Irão que continue a respeitar as suas obrigações ao nível do programa nuclear e rejeitou “qualquer tipo de ultimato”, comprometendo-se a “continuar os esforços para permitir a continuação do comércio legítimo” com Teerão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chefe da diplomacia dos EUA falha Moscovo e vai a Bruxelas discutir Irão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião