Joe de Joker, Berardo de… Floribella. A audição polémica vista pelas redes sociais

As respostas do comendador aos deputados durante a Comissão de Inquérito à CGD espalharam-se nas redes sociais. Joe Berardo transforma-se em Joker, e também em Floribella.

Joe Berardo foi à Assembleia da República falar na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), na sexta-feira passada. As respostas do comendador originaram momentos caricatos, que mereceram reações políticas e chegaram às redes sociais.

Uma das publicações que se tornou viral em muito pouco tempo, compara o comendador madeirense a Joker, o vilão criado pela DC Comics. Mas há muitas mais. O ECO selecionou publicações que fazem paródia de três momentos marcantes da audição.

“Não tenho dívidas”

Segundo a auditora EY, as sociedades de Joe Berardo deviam 320 milhões de euros à Caixa, sendo que ascendem a quase mil milhões de euros se se juntarem os créditos em dívida ao BCP e ao Novo Banco. Todos estes empréstimos foram contraídos em nome da Fundação Berardo e da Metalgest. Daí que o comendador tenha garantido no Parlamento: “Eu, pessoalmente, não tenho dívidas”.

Nas redes sociais, a paródia instalou-se.

“Eu não tenho nada”

Joe Berardo não tem dívidas, mas também não tem património. A Quinta da Bacalhôa é sua? O valioso apartamento onde vive em Lisboa? “Eu não tenho nada. Nada nos pertence”, disse o comendador. O comentário inspirou Ricardo Araújo Pereira no programa “Gente que não sabe estar”, mas não só.

“Está a custar uma pipa de massa…”. A quem?

Foi numa troca de argumentos entre Duarte Marques e Joe Berardo sobre a razão pela qual não se pediu uma avaliação da coleção de arte. Não se fez a avaliação porque “custava uma pipa de massa”, respondeu o comendador. O deputado do PSD retorquiu: A Caixa é que “está a custar uma pipa de massa a muita gente”. Berardo não se conteve. Soltou um “a mim não” que não deixou indiferentes as redes sociais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Joe de Joker, Berardo de… Floribella. A audição polémica vista pelas redes sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião