BCE exige ao Santander rácio de capital mínimo de 7,75%

O Santander informou que o supervisor europeu lhe exigiu um rácio de capital mínimos de 7,75%, nível que compara com o rácio de 12,44% que o banco apresenta. Dividendo não será afetado.

O Banco Central Europeu (BCE) exige que o Santander mantenha um rácio de capital Commom Equity Tier 1 de pelo menos 7,75%, segundo informou o banco espanhol em comunicado enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Ainda assim, com um rácio de 12,44% no final de setembro, bastante acima do mínimo exigido pelo regulador europeu, o Santander diz que terá margem de manobra para proceder ao pagamento dos dividendos aos acionistas.

“A robusteza do modelo de negócio do grupo e a sua diversificação geográfica, juntamente com as almofadas de capital existentes no grupo e o atual rácio fully-loaded CET1, são um grande conforto para continuar a implementar a nossa estratégia para o futuro”, refere o presidente do banco, José Antonio Alvarez.

"A robusteza do modelo de negócio do grupo e a sua diversificação geográfica, juntamente com as almofadas de capital existentes no grupo e o atual rácio fully-loaded CET1, são um grande conforto para continuar a implementar a nossa estratégia para o futuro.”

José Antonio Alvarez

CEO do Santander

O banco, que em Portugal detém o Santander Totta, salienta que, em face do conforto da sua posição financeira, a nova exigência do BCE não vai limitar a sua política de remuneração aos acionistas nem o pagamento de remunerações variáveis e de cupões de títulos de dívida.

As ações do Santander subiam 1,31% para 4,265 euros. Mas desde o início do ano acumulam uma perda de 6,45%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE exige ao Santander rácio de capital mínimo de 7,75%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião