Ferro Rodrigues convoca reunião na terça-feira para discutir lista dos devedores
Ferro Rodrigues reúne com a mesa da Assembleia da República na terça-feira para discutir o destino a dar à lista dos grandes devedores da banca. Até lá, o relatório vai ficar guardado a sete chaves.
Ferro Rodrigues convocou a mesa da Assembleia da República para próxima terça-feira de manhã, às 10h30, para discutir o destino a dar à lista dos grandes devedores em situação de incumprimento na banca portuguesa nos últimos anos.
“Foi, por despacho do presidente da Assembleia da República, determinada a convocação de uma reunião da Mesa da Assembleia da República para o dia 28 de maio de 2019, às 10h30, tendo como objeto a efetivação das regras de acesso e divulgação da informação relevante entregue pelo Banco de Portugal abrangida por segredo bancário ou de supervisão”, indica um comunicado publicado esta sexta-feira no site do Parlamento.
Ao início da tarde, pelas 12h00, Ferro Rodrigues reúne com a presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), Teresa Leal Coelho, e ainda com o presidente da II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e à Gestão do banco, Luís Leite Ramos, “com idêntico propósito”.
“Até à implementação das regras de acesso e de divulgação, o relatório extraordinário fica depositado à guarda do presidente da Assembleia da República”, acrescenta o mesmo comunicado.
Ferro Rodrigues convocou ainda uma reunião extraordinária da Conferência de Líderes para o dia 29 de maio, pelas 12h00, também por causa do mesmo assunto.
"Foi, por despacho do presidente da Assembleia da República, determinada a convocação de uma reunião da Mesa da Assembleia da República para o dia 28 de maio de 2019, às 10h30, tendo como objeto a efetivação das regras de acesso e divulgação da informação relevante entregue pelo Banco de Portugal abrangida por segredo bancário ou de supervisão.”
Estes encontros surgem na sequência do relatório extraordinário que o Banco de Portugal entregou esta quinta-feira no Parlamento “com a informação relevante relativa às instituições de crédito abrangidas em que, nos doze anos anteriores”, tenham recebido ajudas públicas, quer se tratem de bancos públicos ou privados. E aqui incluem-se não só a CGD, mas também o BPN, o BES/Novo Banco, o BCP e o BPI. O prazo de entrega terminava esta quinta-feira e foi cumprido pelo supervisor.
Ferro Rodrigues diz que convocou a reunião com a mesa da Assembleia da República para “velar pelo cumprimento das regras de acesso à informação sujeita a segredo bancário ou de supervisão – acesso pela Assembleia da República, nomeadamente por deputados –, e pelo respeito das disposições legais relativas à proteção das pessoas singulares quanto ao tratamento dos dados pessoais e à livre circulação desses dados”.
(Notícia atualizada às 17h49)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ferro Rodrigues convoca reunião na terça-feira para discutir lista dos devedores
{{ noCommentsLabel }}