Facebook alarga suporte de assinaturas em Instant Articles aos media

  • Lusa
  • 4 Junho 2019

Depois de ano e meio de testes, "a nova ferramenta vai permitir aos editores definir formas inovadoras de rentabilizar os seus conteúdos", anunciou a empresa.

O Facebook anunciou que inicia esta terça-feira o alargamento do suporte das assinaturas em Instant Articles, ferramenta paga da rede social, aos editores de media, permitindo que estes rentabilizem o negócio.

“O Facebook inicia hoje [terça-feira] o alargamento do suporte de assinaturas em Instant Articles a todos os editores de meios de comunicação social qualificados”, refere a rede social em comunicado.

Depois de ano e meio de testes, “a nova ferramenta vai permitir aos editores definir formas inovadoras de rentabilizar os seus conteúdos, seja baseado num modelo vinculado a um número específico de artigos gratuitos por mês, ou num modelo freemium, que deixa certos artigos abertos e outros bloqueados”, acrescenta o Facebook.

No fundo, de acordo com a rede social, o objetivo é ajudar os media a rentabilizar o seu negócio dentro do Facebook. Entre as funcionalidades agora disponíveis, refere o Facebook, está a “Welcome Screen”, que “encoraja os novos subscritores a seguir a página” do meio de comunicação social e, assim, a ver mais conteúdos do título, aumentando a probabilidade de retenção do leitor.

“Também investimos em formas de permitir aos publishers comunicar diretamente com os subscritores no Facebook”, adianta a rede social, que refere que também desenvolveu uma ferramenta que permite aos media medir “o comportamento das suas audiências” no Facebook e Instagram.

Ou seja, os publishers que usam as subscrições no Instant Articles “são capazes de analisar dados” sobre a atividade dos seus clientes dentro da Facebook Analytics.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook alarga suporte de assinaturas em Instant Articles aos media

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião