PS considera “indispensável” nova audição a Constâncio e a ex-vice-governador
Os socialistas querem que Vítor Constâncio, bem como o então vice-governador Pedro Duarte Neves, voltem a ser ouvidos. Em causa está a "omissão inexplicável de depoimentos na comissão de inquérito".
O líder parlamentar do PS considerou esta sexta-feira que é “indispensável” que a Comissão de Inquérito à Caixa volte a questionar Vítor Constâncio, mas também o então vice-governador do Banco de Portugal Pedro Duarte Neves, face à “omissão inexplicável dos seus depoimentos”.
“O grupo parlamentar do PS entende indispensável voltar a questionar Vítor Constâncio, tal como por exemplo o então vice-governador Pedro Duarte Neves, face à omissão inexplicável dos seus depoimentos a esse respeito na Comissão de Inquérito”, referiu Carlos César, numa declaração à Lusa.
O jornal Público (acesso livre) noticia esta sexta-feira que Vítor Constâncio omitiu no Parlamento que, em 2007, quando era governador do Banco de Portugal (BdP), autorizou o investidor José Berardo a levantar 350 milhões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para comprar ações do BCP.
De acordo com o Público, esta omissão coloca em causa o depoimento de 28 de março, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão da CGD, ocasião em que o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (CE) disse que o BdP não podia saber que a CGD ia financiar Berardo, antes de o crédito ser dado.
Depois destas notícias, PSD, BE, CDS e PCP anunciaram que vão pedir uma nova audição de Vítor Constâncio na comissão de inquérito sobre a Caixa, bem como o acesso às atas das reuniões do Conselho de Administração do Banco de Portugal.
O CDS-PP defendeu mesmo que, caso se comprove que o antigo governador do Banco de Portugal mentiu à comissão parlamentar de inquérito sobre a Caixa, o caso deve ser entregue ao Ministério Público porque “tem contornos criminais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PS considera “indispensável” nova audição a Constâncio e a ex-vice-governador
{{ noCommentsLabel }}