Facebook também suspende relações com a Huawei

A Huawei está impedida de instalar de origem as aplicações do Facebook nos novos aparelhos que ainda não estejam no mercado. Medida não afeta os atuais utilizadores nem os telemóveis à venda.

O Facebook cortou relações com a Huawei e vai impedir que a tecnológica chinesa instale de origem as aplicações da rede social nos novos smartphones da marca. A notícia foi avançada pela Reuters, que cita fonte oficial da empresa norte-americana.

A medida não vai afetar os atuais utilizadores de dispositivos Huawei. A rede social promete continuar a fornecer o serviço e as atualizações de software aos atuais utilizadores. Mesmo os utilizadores que venham a adquiram telemóveis Huawei nos próximos tempos poderão descarregar o Facebook da loja de aplicações Play Store. Ou seja, a decisão só vai abranger os modelos que a Huawei ainda não colocou no mercado.

O grupo Facebook, que detém também a rede social Instagram e a popular aplicação de mensagens WhatsApp, torna-se assim a última empresa a suspender negócios em curso com a fabricante Huawei, depois de a Administração Trump ter colocado esta última na lista negra das exportações.

Outras gigantes norte-americanas, como a Google, anunciaram decisões semelhantes na semana passada, uma vez que a medida de Washington torna praticamente impossível às fornecedoras dos EUA manterem relações comerciais com a empresa chinesa. A decisão, que surgiu em plena guerra comercial sino-americana, foi entretanto suspensa até agosto por Donald Trump.

A medida da Google vai impedir que a Huawei aceda à versão comercial do sistema operativo móvel Android, uma decisão que poderá levar à queda do negócio da Huawei na Europa. A empresa já admitiu estar a trabalhar num sistema operativo alternativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook também suspende relações com a Huawei

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião