Parlamento acaba com taxas moderadoras nos centros de saúde
PS, PCP e PSD preparam-se para aprovar a proposta do BE para o fim à cobrança da taxa moderadora nos centros de saúde.
O Bloco de Esquerda propôs o fim à cobrança da taxa moderadora nos centros de saúde e noutros serviços complementares, como consultas hospitalares. PS, PCP e PSD preparam-se para aprovar a medida na votação na generalidade, revela o Diário de Notícias (acesso pago).
De acordo com a proposta de alteração apresentada pelos bloquistas, o fim da cobrança de taxas que abrange “atendimento, consultas e outras prestações de saúde no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários”, ou seja, nos centros de saúde. Mas isto desde que “a origem de referenciação para estes for o Serviço Nacional de Saúde”.
Segundo o DN, o BE conta com o apoio do PCP. “O Partido Comunista é desde a sua criação contra as taxas moderadoras. Aliás, ao longo do tempo temos apresentado em diferentes sedes a revogação da lei que institui as taxas moderadoras”, diz deputada comunista Carla Cruz.
Mas PS e PSD também vão votar a favor. Jamila Madeira, do PS, vê a proposta como “uma continuação do projeto do PS, com o espírito da proposta do partido durante o debate da lei de Bases”, embora aponte que há “nuances para discutir na especialidade”.
Do lado do PSD, José Matos Rosa diz que o partido “vai viabilizar a proposta do Bloco de Esquerda”, notando o agrado com a segunda parte da proposta dos bloquistas que prevê a abolição das taxas nas consultas e exames que se seguem ao primeiro diagnóstico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento acaba com taxas moderadoras nos centros de saúde
{{ noCommentsLabel }}