Altice e Motorola satisfeitas com acordo de venda do SIRESP ao Estado

  • Lusa e ECO
  • 13 Junho 2019

A Altice e a Motorola expressaram "satisfação" com o acordo fechado com o Estado para a transferência da rede SIRESP para a esfera pública.

A Altice Portugal e a Motorola Solutions manifestaram “satisfação” com a “efetivação do acordo” de compra pelo Estado das suas participações no SIRESP, a rede pública de comunicações de emergência, “a contento de todas as partes”. O Governo anunciou esta quinta-feira que o Estado comprou por sete milhões de euros a parte dos operadores privados na empresa.

“A Altice Portugal e a Motorola Solutions confirmam a efetivação de acordo relativo à aquisição por parte do Estado das suas participações na [empresa] SIRESP SA”, referem, adiantando que “no atual momento, e em estrito respeito ao decurso do processo, as empresas não fazem mais qualquer comentário, exceto se tal se tornar imperioso por motivos de força maior”, referem ambas as empresas. Sublinham ainda que “é com satisfação que se regista a conclusão deste longo processo, principalmente, face a um desfecho a contento de todas as partes envolvidas”.

O decreto-lei, aprovado em Conselho de Ministros, “transfere integralmente para a esfera pública” as funções relacionadas com a gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede SIRESP, e também a estrutura empresarial. Ao que o ECO apurou, a Altice Portugal manter-se-á como prestadora de serviços da companhia, nomeadamente na manutenção da infraestrutura.

A transferência será feita em 1 de dezembro de 2019 e o Estado vai pagar sete milhões de euros, que corresponde a 33.500 ações, afirmou, no final da reunião, o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo.

O SIRESP é detido em 52,1% pela PT Móveis (Altice Portugal) e 14,9% pela Motorola Solutions, sendo 33% da Parvalorem (Estado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice e Motorola satisfeitas com acordo de venda do SIRESP ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião