Benfica recebe proposta de 120 milhões por João Félix

Internacional português, de 19 anos, prepara-se para sair do Benfica. Madrilenos batem cláusula de rescisão de 120 milhões de euros, fazendo desta a maior transferência de sempre do futebol português.

É o maior negócio de sempre do futebol português. João Félix, de 19 anos, prepara-se para trocar o Benfica pelo Atlético de Madrid que se propõe pagar 120 milhões de euros pelo jogador, valor ao qual o clube espanhol tem de acrescentar seis milhões de euros para pagar a um banco internacional que o financia na operação, a título de custos financeiros.

A Benfica SAD diz em comunicado “que o Club Atlético de Madrid, SAD apresentou uma proposta para a aquisição a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix Sequeira por um montante de € 126.000.000 (cento e vinte seis milhões de euros), a qual se encontra a ser analisada“. Esta verba inclui, de acordo com o mesmo comunicado, “o custo financeiro indexado ao pagamento a prestações previsto nesta proposta”, fazendo com que o “o valor líquido a receber do Atlético de Madrid na data da transferência dos direitos desportivos” seja de 120 milhões de euros.

O que é que isto quer dizer? A operação custará 126 milhões ao Atlético, mas o Benfica receberá o que está na cláusula de rescisão, isto é 120 milhões de euros à cabeça, sem qualquer tipo de pagamento prestacional, e no momento em que transferir os direitos desportivos. Deste valor, o Benfica pagará 10% de comissão ao empresário Jorge Mendes.

O clube espanhol, esse, tem um custo financeiro da operação total de 126 milhões de euros associado ao financiamento de parte do pagamento, que deverá liquidar no prazo de 12 meses a 18 meses. Além disso, o Atlético de Madrid vai ter de pagar ao FCPorto, a título de compensação pela formação do jogador, cerca de 1,2 milhões de euros.

O jovem jogador que se sagrou campeão nacional com a camisola dos encarnados irá continuar com as mesmas cores, mas na capital espanhola. Apesar do interesse de vários clubes europeus, foram os madrilenos que conseguiram conquistar João Félix.

A saída só acontecerá porque o Atlético de Madrid ultrapassou os 120 milhões de euros da cláusula, valor a partir do qual só a vontade do jogador poderia evitar a transferência.

Os 126 milhões de euros que saem dos cofres do Atlético de Madrid fazem da transferência do jovem jogador, que se estreou na Seleção Nacional na fase final da Liga das Nações, a maior de sempre no futebol nacional. E é a quinta mais valiosa de sempre do futebol mundial, à frente de Cristiano Ronaldo na saída do Real Madrid para a Juventus.

(Notícia atualizada com informações detalhadas da operação financeira)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica recebe proposta de 120 milhões por João Félix

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião