CR7 usa empresa irlandesa para pagar menos impostos

  • ECO
  • 1 Dezembro 2016

Na Irlanda o valor a pagar sobre os rendimentos é de 12,5%. Se a empresa fosse sediada em Madrid esse valor subia para os 43,5%.

Cristiano Ronaldo terá criado uma empresa em Dublin, na Irlanda, para pagar menos impostos sobre os rendimentos que recebia dos diretos de imagem e de publicidade. A notícia foi avançada pelo jornal espanhol El Confidencial, mas o porta-voz do futebolista nega que haja qualquer ilegalidade no processo.

A sociedade irlandesa Multisports & Image Management (MIM) Limited foi usada para os contratos publicitários de CR7 com marcas como a Nike, a Linic, a Konami, o KFC e a Toyota. A alegação é feita pelo Football Leaks, numa reportagem publicada pelo El Confidencial, onde mostra documentos que mostram como foi criada a MIM Limited.

pinche-para-leer-el-acta-de-constitucion-de-mim-limited pinche-para-leer-el-contrato-de-mim-con-mobily

Ao alocar os rendimentos de direitos de imagem à empresa sediada na Irlanda, Cristiano Ronaldo terá conseguido pagar menos impostos do que os que pagaria em Espanha. Na Irlanda o valor a pagar sobre os rendimentos é de 12,5%. O jornal escreve que se a empresa fosse sediada em Madrid esse valor subia para os 43,5%, mais 31 pontos percentuais.

Em causa uma possível investigação da Autoridade Tributária espanhola ao jogador português. Caso o regulador avance com o processo, Cristiano Ronaldo pode vir a ser multado, tal como já foi no passado Messi.

Em resposta às alegações feitas, um porta-voz oficial de Cristiano Ronaldo garante que todos os negócios que fez “foram efetuados de acordo com a legislação em vigor”. Além disso, o representante do jogador português afirmou que o atleta tem pago os impostos devidos nos países onde trabalhou ou viveu, não existindo por isso razão para duvidar da legalidade das operações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CR7 usa empresa irlandesa para pagar menos impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião