Ex-diretor do Fisco na gestão do EuroBic. “Traz valor acrescentado”, diz Teixeira dos Santos
José Azevedo Pereira era administrador não executivo. Foi agora indicado para a gestão, substituindo Araújo e Silva. Teixeira dos Santos diz ao ECO que ex-diretor do Fisco traz "valor acrescentado".
O ex-diretor da Autoridade Tributária José Azevedo Pereira foi nomeado administrador executivo do EuroBic, substituindo no cargo José Araújo e Silva. Ao ECO, o presidente do banco, o ex-ministro Fernando Teixeira dos Santos, diz que é um nome da sua confiança e que “vai trazer valor acrescentado” à gestão do banco.
Azevedo Pereira, que tinha sido nomeado diretor do Fisco em 2007 por Teixeira dos Santos, já era administrador não executivo do EuroBic. Foi agora “promovido” à comissão executiva para completar o mandato da atual equipa, que termina no final deste ano, isto na sequência do pedido de demissão de Araújo e Silva em março. Vai ser responsável pelas direções de análise de risco de crédito, compliance, malparado, entre outros.
Teixeira dos Santos confirmou a nomeação ao ECO. “O professor José Azevedo Pereira é alguém que conheço há muitos anos. Da minha confiança pessoal. Foi diretor da Autoridade Tributária há muitos anos, iniciou funções quando eu era ministro das Finanças e continuou lá quando eu saí”, começou por referir.
“Já nos cruzámos em termos de trabalho académico, no Ministério das Finanças e aqui no banco, eu enquanto presidente e ele enquanto administrador não executivo. É uma pessoa que está inteiramente à altura do cargo, tem a competência e o conhecimento do banco. Vai trazer valor acrescentado à comissão executiva“, acrescentou o presidente do EuroBic.
José Azevedo Pereira é uma pessoa que está inteiramente à altura do cargo, tem a competência e o conhecimento do banco. Vai trazer valor acrescentado à comissão executiva.
Azevedo Pereira esteve na Autoridade Tributária entre 2007 e 2014. Atualmente dá aulas de Corporate Finance, Fiscalidade e Gestão Financeira no ISEG, em Lisboa.
José Araújo e Silva era um dos nomes que estava a ser avaliado pelo Banco de Portugal, devido à sua passagem pelo banco público. O antigo gestor decidiu afastar-se do EuroBic antes que o supervisor tomasse qualquer decisão decorrente da auditoria da EY à CGD.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ex-diretor do Fisco na gestão do EuroBic. “Traz valor acrescentado”, diz Teixeira dos Santos
{{ noCommentsLabel }}