Amorim ainda não recebeu um cêntimo do banco no Brasil

  • ECO
  • 15 Julho 2019

O Banco Luso-Brasileiro, onde o Grupo Amorim entrou em 2012 e detém 43%, continua sem distribuir dividendos, mesmo com lucros acumulados de 20,3 milhões de euros nos últimos cinco anos.

Já lá vão mais de sete anos desde que o Grupo Amorim entrou para o capital do Banco Luso-Brasileiro (BLB) mas, até à data, ainda não recebeu um único cêntimo. Mesmo com lucros acumulados de 23,6 milhões de euros nos últimos cinco anos, a instituição continua sem distribuir dividendos.

Foi em 2012 que o Grupo Américo Amorim passou a deter 33% do capital do Banco Luso-Brasileiro, investindo 50 milhões de reais (11,8 milhões de euros), mas essa participação acabou por aumentar dois anos depois através de um aumento de capital.

O banco encerrou o último exercício em terreno positivo pelo quinto ano consecutivo, acumulando cerca de 100 milhões de reais (23,6 milhões de euros) nos 30 meses posteriores à entrada do acionista português, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). No ano passado, registou um resultado líquido de 23 milhões de reais (5,4 milhões de euros), somando 86 milhões de reais (20,3 milhões de euros) desde que começou a gerar lucros.

“Esta evolução evidencia que a reestruturação do banco, iniciada em 2012 com a entrada de novos acionistas, através da implantação de uma nova governança corporativa e de um novo modelo de negócio, foi bem-sucedida e vem apresentando bons resultados ano após ano”, lê-se no relatório e contas das instituição. Contudo, continua sem remunerar os seus acionistas. “Não ocorreu distribuição de dividendos no exercício de 2018”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amorim ainda não recebeu um cêntimo do banco no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião