Tetra Pak lança palhinhas em papel reciclado

A Tetra Pak é a 1ª empresa da Europa a oferecer uma alternativa às palhinhas de plástico com o lançamento de palhinhas fabricadas exclusivamente em papel reciclado.

A sustentabilidade ambiental é cada vez mais uma preocupação a nível mundial e já faz parte da estratégia de grandes marcas, como é o caso da Tetra Pak. A empresa acaba de anunciar que é a primeira produtora de embalagens de cartão a lançar palhinhas em papel na Europa.

Com o objetivo de reduzir a quantidade de plástico existente no Planeta, a Tetra Pak está a testar palhinhas fabricadas com papel reciclável e certificado pelo FSC. Com foco na sustentabilidade esta nova palhinha estará inicialmente disponível para as embalagens de cartão de tamanho individual em volumes limitados.

“Estamos contentes por termos desenvolvido uma palhinha em papel que é completamente funcional e que cumpre com os padrões de segurança alimentar reconhecidos internacionalmente. Este é um passo importante no contexto da nossa visão para a produção de uma embalagem inteiramente produzida com materiais de origem vegetal, contribuindo para uma economia circular com baixas emissões de carbono”, refere Adolfo Orive, presidente e CEO da Tetra Pak, citado em comunicado.

Com mais de 25.000 colaboradores em todo o mundo, a Tetra Pak anunciou também a intenção de publicar e partilhar as suas inovações de forma a incentivar a colaboração industrial, oferecendo alternativas às palhinhas de plástico de uso único.

“Convidamos todos os fornecedores e clientes a utilizar o nosso conhecimento e que se juntem a nós para aumentar a produção o mais rapidamente possível. Decidimos não solicitar as patentes para as numerosas melhorias técnicas que fizemos nos equipamentos para que estejam à disposição de toda a indústria e consigamos o objetivo comum de concretizar uma economia circular com baixas emissões de carbono. Procuramos que o fornecimento de palhinhas em papel se expanda e cresça rapidamente. ”, afirma Adolfo Orive.

Nesta primeira fase, o lançamento experimental da palhinha em papel está a ser iniciado em volumes limitados. Enquanto isso, a multinacional de origem sueca está a preparar-se para aumentar a capacidade de produção da sua fábrica de palhinhas em Lisboa.

A Tetra Pak comunicou ainda a vontade de trabalhar com vários líderes tecnológicos para explorar opções biodegradáveis, como os polihidroxialcanoatos (PHA) – um polímero que provém de materiais de origem vegetal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tetra Pak lança palhinhas em papel reciclado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião