5 coisas que vão marcar o dia
Agenda de quinta-feira preenchida. O Governo atualiza execução orçamental. Bateria de resultados no PSI-20. INE divulga preços das casas. Lá fora, todos os olhos estão colocados no BCE.
Apesar do verão, a agenda do dia será preenchida. O Governo atualiza a execução orçamental relativa à primeira metade do ano e lança segunda edição do Revive. Ainda por cá, há bateria de resultados no PSI-20, com EDP, Jerónimo Martins, REN e CTT a prestarem contas ao mercado. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) atualiza dados sobre os preços das casas. Lá fora, todas as atenções estarão viradas para a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Governo divulga execução orçamental no primeiro semestre
A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental na primeira metade do ano. Até maio, os números revelavam um défice no Orçamento do Estado de 637 milhões de euros, o que representava uma melhoria de 1.573 milhões face ao período homólogo.
INE divulga preços das casas por zonas do país
O INE divulga novas estatísticas sobre a evolução dos preços das casas em Portugal. Os dados remetem ao primeiro trimestre e são relativos à evolução dos preços ao nível local. Já é conhecido que os preços das casas cresceram 9% a nível nacional nos três primeiros meses do ano, um abrandamento face ao ritmo do mesmo período no ano anterior.
Bateria de resultados no PSI-20
Dia em cheio na temporada de resultados na bolsa de Lisboa. Quatro cotadas prestam contas do semestre: EDP, CTT, Jerónimo Martins e REN. No caso da elétrica liderada por António Mexia, que apresenta os resultados após o fecho da sessão bolsista, o primeiro trimestre terminou com um afundanço de 40% do lucro para 100 milhões de euros.
Dia D para o BCE
O BCE já disse que poderá lançar estímulos adicionais à economia, caso o outlook não melhore. Poderá fazê-lo ou lançar as fundações já esta quinta-feira, após a reunião de política monetária. A expectativa do mercado é que o presidente Mario Draghi anuncie agora ou setembro um corte de 10 pontos base na taxa de depósitos (atualmente em -0,40%). Poderá ainda criar um sistema de escalões que limite o peso desta medida para os bancos, relançar o programa de compra de ativos ou explorar novas opções.
Segunda edição do Revive traz novos imóveis
A segunda edição do programa de recuperação de imóveis públicos Revive vai ser apresentada esta quinta-feira pelo Governo. Há 15 novos imóveis no programa, que se juntam aos 33 anunciados em 2016. Além da apresentação, o Governo vai também lançar o concurso público para a concessão do Forte da Ínsua, em Caminha, e anunciar a adjudicação de um outro imóvel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}