Ouro sem medo do referendo italiano cai para mínimos de dez meses

Como prova da confiança dos investidores após o referendo italiano ter feito baixas no Governo de Roma, o ouro cedia para mínimos de dez meses, num sinal de que mercado está com apetite pelo risco.

Apesar da demissão de Matteo Renzi do Governo italiano, na sequência do resultado do referendo à Constituição, os investidores permaneciam bastante confortáveis em assumir maior risco nos mercados. Além do otimismo refletido na valorização dos mercados acionistas, a provar esta confiança dos investidores está a queda do preço do ouro para mínimos de mais de dez meses.

Há momentos, o metal amarelo perdia 1,3% para 1.162,45 dólares por onça, o nível mais baixo dos últimos dez meses. Tradicionalmente, o ouro é considerado um ativo de refúgio em momentos de maior incerteza nos mercados, pelo que a desvalorização da onça sinaliza que os investidores aparentemente não estão muito preocupados com a indefinição em Itália.

Ouro revela investidores destemidos

Fonte: Bloomberg (valores em dólares)
Fonte: Bloomberg (valores em dólares)

De resto, a queda do preço deste metal precioso intensificava-se à medida que o dólar ganhava terreno face ao euro. O ouro está geralmente cotado em dólares e o mercado assume menor interesse por este metal — e outras matérias-primas cotadas na divisa americana — quando a nota verde surge em alta.

“Depois de uma reação em alta, o tema atual prende-se com a rotação nos mercados de metais preciosos para os metais industriais”, explicava Ola Hansen, diretor de commodities do Saxo Bank, à Bloomberg. “O ouro mantém-se sob pressão com a liquidação de posições longas em contratos de futuro e ETFs”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ouro sem medo do referendo italiano cai para mínimos de dez meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião