Este é o calendário de debates para as legislativas

  • Lusa
  • 2 Agosto 2019

Os líderes dos partidos vão fazer 12 frente a frente e um debate a seis nas televisões sobre as eleições legislativas. Conheça a agenda.

RTP, SIC e TVI vão realizar, entre 2 e 23 de setembro, 12 frente a frente e um debate com os líderes dos seis principais partidos sobre as legislativas de outubro, disseram à Lusa fontes das televisões. O debate a seis com os líderes dos maiores partidos (PS, PSD, BE, PCP, CDS e PAN) está agendado para 23 de setembro e será transmitido pela RTP.

No dia 16, o “duelo” televisivo entre os líderes dos dois maiores partidos, António Costa, do PS, e Rui Rio, do PSD, com a duração de cerca de 60 minutos, será transmitido em simultâneo na RTP, SIC e TVI. Além destes, haverá mais um debate a seis, este organizado por três rádios, Rádio Renascença, RDP e TSF, no dia 18 de setembro. A estação pública fará, igualmente, um debate com os restantes partidos concorrentes, em data ainda a definir.

Os frente a frente, com a duração de cerca de 30 minutos, começam em 2 de setembro com António Costa e Jerónimo de Sousa (PCP), na SIC, e o último é na TVI em 15 de setembro entre Rui Rio (PSD) e Catarina Martins (BE). O PCP optou por estar representado nos debates em canal aberto, com António Costa e Rui Rio, e não participa nos frente a frente com as líderes do CDS, Assunção Cristas, do BE, Catarina Martins, e com André Silva, deputado do PAN, nos canais informativos, por cabo.

Numa nota enviada à Lusa, o gabinete de imprensa do PCP considera que PS e PSD estão a ser tratados, pelas televisões, como “partidos de primeira”, dado que Costa e Rio fazem os seus debates em canal aberto, e os restantes, “de segunda”, fazem os seus frente a frente nos canais por cabo. A proposta das televisões “não garante os princípios básicos da imparcialidade”, pela “diferença de oportunidades” dada a cada um, “facilmente mensurável pela abissal diferença de audiências que se propiciam a uns”, em canal aberto, “e se negam a outros”, por canal de cabo, lê-se na nota dos comunistas.

Nos primeiros quinze dias de setembro haverá quase diariamente frente a frente televisivos, de acordo com o calendário discutido e acordado nas últimas semanas entre as direções das televisões e representantes dos partidos. Em 2 de setembro, debatem António Costa e Jerónimo de Sousa, na SIC, no dia 3 Assunção Cristas e Catarina Martins, na RTP3, no dia 5 Rui Rio e Assunção Cristas, na SIC, e no dia 6 António Costa e Catarina Martins, na RTP1. No dia 7, o frente a frente é entre Catarina Martins e André Silva, na SIC Notícias, no dia 9 Rui Rio e André Silva, na RTP1, e no dia 11 António Costa e André Silva, na SIC.

Os “duelos” televisivos continuam em 12 de setembro entre Rui Rio e Jerónimo de Sousa, na RTP1, no dia 13 entre António Costa e Assunção Cristas, na TVI, no dia 14 é a vez de Assunção Cristas e André Silva, na RTP3, e o último, no dia 15, oporá Rui Rio e Catarina Martins, na TVI. As eleições legislativas, para escolher os 230 deputados à Assembleia da República, foram marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para 6 de outubro.

Calendário de debates previstos para setembro

  • Dia 2 – António Costa/Jerónimo de Sousa – SIC
  • Dia 3 – Assunção Cristas/Catarina Martins – RTP3
  • Dia 5 – Rui Rio/Assunção Cristas – SIC
  • Dia 6 – António Costa/Catarina Martins – RTP1
  • Dia 7 – Catarina Martins/André Silva – SIC Notícias
  • Dia 9 – Rui Rio/André Silva – RTP1
  • Dia 11 – António Costa/André Silva – SIC
  • Dia 12 – Rui Rio/ Jerónimo de Sousa – RTP1
  • Dia 13 – António Costa/Assunção Cristas – TVI
  • Dia 14 – Assunção Cristas/André Silva – RTP3
  • Dia 15 – Rui Rio/Catarina Martins – TVI
  • Dia 16 – António Costa/Rui Rio – Em simultâneo na RTP1/SIC/TVI
  • Dia 18 – Debate com todos – organizado pelas rádios RR, RDP, TSF
  • Dia 23 – Debate com todos – RTP

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este é o calendário de debates para as legislativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião