Inflação na Zona Euro recua para 1% em julho. Portugal tem a taxa mais baixa e a única negativa

A taxa de inflação na Zona Euro baixou para 1% em julho, fixando o registo mais baixo de dois anos anos e oito meses. Portugal apresentou a taxa mais baixa entre os países da moeda única.

A taxa de inflação homóloga no espaço da moeda única recuou de 1,3% em junho para 1% em julho, atingindo assim o registo mais baixo dos últimos dois anos e oito meses, revelam dados do Eurostat publicados esta segunda-feira. Portugal apresentou a taxa mais baixa na Zona Euro e a única em terreno negativo.

Em junho, a taxa de inflação calculada pelo Eurostat ficou em 1,3%, tendo recuado no mês seguinte para 1%. É preciso regressar a novembro de 2016 para encontrar uma taxa de inflação mais baixa do que a agora registada.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha indicado que Portugal registou uma taxa de inflação de -0,3% em julho. Mas na metodologia do Eurostat, que harmoniza a taxa de inflação para fazer comparações entre os países, a taxa para Portugal ficou em -0,7%.

Esta foi a taxa mais baixa entre os países do euro, bem como da União Europeia (UE). A Letónia e Eslováquia foram os países na ponta oposta com a taxa de inflação mais elevada (3%).

Na UE, a inflação também baixou, de 1,6% para 1,4%, entre junho e julho. A inflação recuou em 15 países, estabilizou em dois e aumentou em 11.

O maior contributo para a taxa de variação homóloga veio do setor dos serviços, indica o Eurostat.

No final de julho, o Banco Central Europeu (BCE) sinalizou uma mudança de discurso, garantindo que está pronto a avançar com estímulos adicionais, perante tensões comerciais, riscos associados ao Brexit, uma inflação anémica e a desaceleração económica.

Evolução do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (%)

Fonte: Eurostat

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro recua para 1% em julho. Portugal tem a taxa mais baixa e a única negativa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião