Ryanair continua sem passar faturas apesar da pressão do Fisco
O Governo pediu em 2017 para que a legalidade fosse reposta, mas até agora nada mudou. Processo de emissão de faturas é complexo e, muitas vezes, não tem resultados práticos.
A Ryanair continua sem passar faturas com o número de contribuinte aos portugueses. Registam-se várias queixas por parte dos consumidores, tendo o Governo pedido já em 2017 à Autoridade Tributária (AT) para que a legalidade fosse reposta, mas a companhia aérea irlandesa continua sem cumprir com a lei.
O alerta do Executivo surgiu há mais de dois anos, mas as queixas dos passageiros continuam a crescer e quem tenta obter algum documento encontra vários entraves. Segundo avança o Jornal de Notícias (acesso pago), além de todo o processo ser em inglês, já que os passageiros são reencaminhados para uma linha de apoio em Dublin, na Irlanda, em muitos casos as queixas não têm qualquer consequência.
A Deco confirma ter recebido várias queixas e adianta que a maioria das reclamações surgem dos Açores e da Madeira, devido ao subsídio de mobilidade.
Em resposta ao JN, a AT não esclarece se já houve sanções à companhia irlandesa, referindo que “todas as ações legalmente previstas para garantir o cumprimento da legislação nacional europeia por parte dos agentes económicos” estão a ser adotadas.
Recusando falar do caso específico da Ryanair, a AT diz que tem “levado a cabo as diligências necessárias, em caso de incumprimento de obrigações legais, para garantir a efetiva observância da legislação fiscal“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ryanair continua sem passar faturas apesar da pressão do Fisco
{{ noCommentsLabel }}