Tripulantes da Ryanair em Espanha cumprem no domingo mais um dia de greve

  • Lusa
  • 7 Setembro 2019

Protesto contra o encerramento das bases da acompanha aérea em Tenerife Sul, Gran Canária, Lanzarote e Girona vai entrar no quarto de dez dias previstos.

Os tripulantes de cabine da Ryanair em Espanha cumprem no domingo o quarto de dez dias de greve convocada pelas estruturas sindicais em protesto contra o encerramento das bases da acompanha aérea em Tenerife Sul, Gran Canária, Lanzarote e Girona.

Esta paralisação soma-se à greve que os tripulantes de cabine cumpriram nos dias 01, 02 e 06 de setembro, tendo a Ryanair já anunciado a intenção de não cancelar nenhum voo, cumprindo o cronograma que está planeado.

Nas greves de 01 e 02 de setembro, a Ryanair cancelou seis e oito voos, respetivamente, enquanto no dia 06 de setembro conseguiu realizar todos os voos programados, com uma pontualidade a rondar os 97%, segundo dados da companhia aérea.

Na ocasião, a Ryanair precisou que tal foi possível graças aos “esforços” da grande maioria da tripulação de cabine espanhola que optaram por não se juntar a uma greve marcada “por um pequeno número de trabalhadores”.

Esta paralisação contra o encerramento das quatro bases da companhia em Espanha foi convocada pelos sindicatos Sitcpla e USO.

Além da greve dos tripulantes de cabine, o sindicato de pilotos espanhol Sepla também convocou uma greve de cinco dias, para os dias 19, 20, 22, 27 e 29 de setembro em protesto contra o encerramento das referidas bases que, segundo as suas previsões, podem implicar os despedimentos de mais de 500 trabalhadores da Ryanair, incluindo 150 pilotos.

Além de Espanha, a Ryanair anunciou o fecho de outras bases na Europa, nas quais se inclui a do Aeroporto de Faro, no Algarve, no âmbito de uma estratégia da companhia para redução de custos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tripulantes da Ryanair em Espanha cumprem no domingo mais um dia de greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião