Próximo chairman da Lusitania em risco de ser chumbado

  • ECO
  • 9 Setembro 2019

Fernando Dias Nogueira está proposto pela Associação Mutualista, liderada por Tomás Correia, para o cargo de chairman da Lusitania Seguros, mas o nome está em risco porque não obteve parecer da ASF.

Fernando Dias Nogueira foi proposto para presidente do conselho de administração da Lusitania Seguros, como o ECO revelou em primeira mão, mas o seu nome está em risco porque não obteve o parecer prévio do regulador.

Os novos órgãos sociais para a seguradora da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) vão hoje ser votados em assembleia geral extraordinária. Conforme adiantou o ECO, a proposta do acionista inclui Manuela Rodrigues como próxima CEO da Lusitania Seguros, para o lugar Fernando Nogueira. Este último está indicado para chairman da companhia, mas a sua nomeação enfrenta obstáculos.

O ECO questionou a AMMG na semana passada sobre o processo, mas não obteve resposta. O Observador (acesso livre) revela esta segunda-feira que o nome de Fernando Dias Nogueira foi chumbado pela Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF), explicando depois que o responsável foi presidente executivo da seguradora condenada, no início de agosto, pela Autoridade da Concorrência pela prática de cartel no setor.

Pelo envolvimento no processo de cartel, acrescenta o Observador, a ASF deu um parecer negativo ao nome de Fernando Nogueira, o que levou a que Virgílio Lima, administrador da AMMG, tenha escrito, na semana passada, uma carta ao regulador agora liderado por Margarida Corrêa de Aguiar a refutar os argumentos da reguladora dos seguros. Ainda não há decisão final em relação a este progresso.

Em reação, a “ASF confirma que se encontra em processo de avaliação de idoneidade dos membros propostos para os órgãos sociais da Lusitânia Seguros, Lusitânia Vida, N Seguros e Montepio Seguros, não tendo tomado ainda uma decisão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Próximo chairman da Lusitania em risco de ser chumbado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião