Empreitada para átrio do Metro do Areeiro já foi adjudicada. Reabre até junho de 2020

Depois das obras para execução da empreitada de ampliação da estação de Arroios terem sido adjudicadas, agora foi a vez da reformulação do átrio Norte do Areeiro. Prazo da empreitada é de 210 dias.

O Metro de Lisboa adjudicou no início deste mês a empreitada para a reformulação do átrio norte da estação do Areeiro, obra avaliada em 2,81 milhões de euros e que deverá estar concluída entre o final de maio e início de junho do próximo ano, isto caso o prazo para a execução da empreitada seja cumprido. Depois de ter decidido no início de setembro entregar a execução da estação de Arroios, cuja conclusão está prevista para junho de 2021, o Metro volta a colocar mais uma obra em andamento.

Questionada pelo ECO sobre o estado da empreitada para o átrio norte do Areeiro, cujo concurso foi relançado no início de abril, fonte oficial da transportadora revelou que “a adjudicação ocorreu no passado dia 5 de setembro, correndo neste momento prazo para apresentação dos documentos de habilitação”. Em outubro deverá avançar a consignação associada a esta empreitada e, assim que esta avançar, “o prazo previsto para execução da empreitada é de 210 dias”, detalhou a empresa.

Desta forma, e assumindo que a consignação ocorre no último dia de outubro, o prazo de 210 dias terminará a 28 de maio de 2020. Além da reformulação dos acessos propriamente ditos, que se encontram encerrados há vários anos, a reformulação prevista no concurso lançado pelo Metro de Lisboa para o Areeiro inclui dotar a estação com três elevadores “para acesso a pessoas de mobilidade condicionada”.

Arroios, Intendente…

A reformulação da estação do Areeiro insere-se num plano mais alargado de “ampliação e de remodelação das estações da Linha Verde” da rede de metropolitano da capital, plano que levou igualmente à beneficiação e intervenção em “algumas das componentes construtivas da estação Intendente”, estação, aliás, que conta com um revestimento azulejar da autoria de Maria Keil considerado como “obra-prima do azulejo contemporâneo”, como lembra a empresa.

Na sequência da intervenção na estação do Intendente, o átrio norte também esteve encerrado, tendo sido reaberto este mês, com o Metro a estimar que o resto dos trabalhos nesta estação — envolvendo pavimentos, tetos, superfícies vidradas, equipamentos ou remoção de graffitis estejam igualmente concluídos ainda em setembro.

Além dos avanços no Intendente, é também de salientar a adjudicação da obra para ampliação e remodelação da estação de Arroios, estação que se encontra fechada ao público. A obra foi adjudicada já este mês a um consórcio constituído pela DST e Efacec, tendo como prazo para conclusão 18 meses, após a obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas de 18 meses, pelo que a expectativa é que a estação reabra até junho de 2021.

Apesar de já ter a nova empreitada para Arroios em curso, fonte oficial do Metro de Lisboa referiu ao ECO que a empresa ainda está a apurar “responsabilidades e eventuais ressarcimentos por parte do empreiteiro” anterior [Opway], que depois de ganhar a obra e prometer que a concluiria até junho de 2019 acabou por cair numa série de “incumprimentos incompatíveis com as obrigações contratuais e com o interesse público”.

…e reforço de pessoal

Depois de alguns anos em que a rede do Metro e a própria empresa caíram numa espécie de apatia forçada — por razões orçamentais alheias à empresa –, as últimas semanas ficaram marcadas por alguns avanços em termos de concursos, não apenas para o relançamento de empreitadas, como também para o reforço do quadro de pessoal da empresa.

Tal como o ECO deu conta, em meados de agosto o Ministério das Finanças aprovou a entrada imediata de mais 36 trabalhadores para o reforço dos quadros de pessoal da transportadora, tendo a empresa avançado quase de imediato com os concursos de seleção e recrutamento — que ainda decorrem.

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