Mercado antecipa taxa de juro negativa no crédito à habitação até 2025

  • ECO
  • 16 Setembro 2019

Os contratos de futuros da Euribor a três meses vão continuar a negociar em terreno negativo até junho de 2025.

Os juros do crédito à habitação devem manter-se baixos até 2025, com os contratos de futuros associados à Euribor a três meses, que serve de referência aos contratos de habitação, a adiarem o regresso a valores positivos em mais de um ano depois de Mario Draghi voltar a cortar juros e de avançar com novos estímulos à economia europeia, de acordo com o Jornal de Negócios.

Antes das decisões anunciadas na quinta-feira, os contratos de futuros antecipavam que a Euribor voltasse finalmente a valores positivos em março de 2024, nove anos depois de ter passado a terreno negativo. No entanto, as decisões tomadas pelo Banco Central Europeu na passada quinta-feira, anunciadas por Mario Draghi em conferência de imprensa, alteraram as expectativas do mercado.

De acordo com o Jornal de Negócios, estes futuros passaram a negociar em terreno negativo até junho de 2025, antecipando assim um período mais prolongado de juros baixos.

Na semana passada, Mario Draghi conseguiu ultrapassar a resistência dentro do Conselho de Governadores do BCE e apresentou mais um programa de estímulos monetários, entre eles o corte da taxa de juro de depósitos para -0,5% — mitigando o impacto desta descida com medidas que isentam o pagamento de taxas nos depósitos em parte das reservas que os bancos mantêm — e ainda uma nova fase de compras de ativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado antecipa taxa de juro negativa no crédito à habitação até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião