Patris estreia-se em bolsa esta semana
A dona da Fincor vai entrar no Alternext. Sessão de admissão ao mercado não regulamentado da Euronext acontece na próxima quinta-feira.
Está confirmado. A Patris vai para a bolsa, tal como tinha sido avançado pelo Expresso (acesso pago). Na próxima quinta-feira, realiza-se a sessão de especial de admissão ao segmento Alternext da empresa que integrou vários ativos do antigo BPN (como a Fincor).
Trata-se da terceira empresa portuguesa a estrear-se no mercado secundário não regulamentado da Euronext Lisbon, depois de a Intelligent Sensing Anywhere (ISA), em 2012, e da Nexponor (fundo da AEP), em 2013, se terem estreado neste segmento.
Criada em 2006, a Patris foi ganhando músculo com a compra de três empresas do BPN que ficaram nas mãos do Estado após a nacionalização. Designadamente, a Fincor, o BPN Gestão de Activos (actual Patris Gestão de Activos) e a Real Vida. Já no ano passado, também tinha tentado comprar o Banco Efisa, negócio que lhe permitiria obter uma licença de banca universal, mas que falhou. A empresa acabou por transformar-se numa sociedade financeira de corretagem, que se estreia agora em bolsa.
A Patris concretiza assim uma operação que estava prevista para o primeiro semestre de 2011, um passo que entretanto foi adiado devido à turbulência nos mercados acionistas nesse período e o aumento da perceção do risco de Portugal.
A Patris conta com o o Montepio Investimento como assessor financeiro desta operação. Já a Caixa Geral Montepio Geral é o responsável da colocação, função que também desempenhou nas duas estreias anteriores na Alternext.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Patris estreia-se em bolsa esta semana
{{ noCommentsLabel }}