AdC dá luz verde à compra da BIF Portugal Wind pela operadora eólica Finerge

  • Lusa
  • 10 Outubro 2019

A Concorrência autorizou a aquisição da empresa de gestão de parques eólicos do Toutiço e da Lomba do Vale pela Finerge.

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ ao negócio da operadora eólica Finerge para adquirir o controlo exclusivo da BIF Portugal Wind, empresa de gestão de parques eólicos do Toutiço e da Lomba do Vale.

De acordo com a informação divulgada no site da AdC, o Conselho de Administração da autoridade reuniu-se na terça-feira, tendo adotado “uma decisão de não oposição na operação de concentração” Finerge / BIF. A AdC considera que o negócio “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”.

A operadora eólica Finerge quer adquirir o controlo exclusivo da BIF Portugal Wind. A BIF é, atualmente, detida e controlada pela BIF II LUXGEN, que faz parte do grupo Brookfield, e faz a gestão de parques eólicos nos municípios de Pampilhosa da Serra, Góis, Arganil, Montalegre e Cabeceiras de Baixo.

Fundada em 1996, quando começou a desenvolver atividades de cogeração elétrica em Portugal, a Finerge é atualmente uma das empresas líderes no setor da produção de energia eólica no país, contando com 508 aerogeradores instalados nas 43 centrais que explora, sendo a energia eólica ali recolhida transformada em cerca de 2,12 TWh (terawatt-hora) de energia elétrica anualmente.

Em 15 de maio passado, a Finerge anunciou ter assegurado um financiamento de 706 milhões de euros e mais 92 milhões de euros em linhas de crédito para acelerar o seu crescimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AdC dá luz verde à compra da BIF Portugal Wind pela operadora eólica Finerge

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião