Crescimento chinês no terceiro trimestre é o mais baixo em 26 anos

  • ECO
  • 18 Outubro 2019

Comércio chinês tem sofrido com o aumento das tarifas dos EUA. Mas, o maior impacto sobre o crescimento parece vir de dentro, com a queda da produção industrial e das despesas dos consumidores.

A economia chinesa cresceu, no terceiro trimestre do ano, ao ritmo mais lento dos últimos 26 anos, afetada pela guerra comercial com Washington e pela queda do consumo doméstico, revela o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês.

Entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 6%, um número ainda menor do que os 6,2% registados no trimestre anterior. Nos três primeiros trimestres do ano, o PIB da segunda maior economia mundial também tinha crescido 6,2%. Este abrandamento acaba por ter reflexos também na economia mundial e salienta os desafios que o Presidente Xi Jinping tem pela frente

O comércio chinês tem sofrido com o aumento das tarifas dos Estados Unidos. No entanto, o maior impacto sobre o crescimento parece vir de dentro, com a queda da produção industrial e das despesas dos consumidores.

Este desempenho é inferior às expectativas dos economistas e demonstra que a economia chinesa está a crescer a um ritmo comparável ao final dos anos 80. Contudo, o tamanho total da economia é agora muito maior, em diversos níveis, e por isso não pode continuar a crescer a um ritmo superior a dois dígitos.

“Penso que os 6% são um teste de stress ao mercado”, diz Zhou Hao, economista do Commerzbank. “Por outro lado, a China parece estar disponível para aceitar um crescimento um pouco mais baixo e está a enviar um sinal que os 6% não são uma margem inferior intocável”, acrescentou o economista citado pelo Financial Times.

O mercado está também cada vez mais preocupado com o abrandamento e com a relutância das autoridades em usar medidas de estímulo mais fortes. Estes dados surgem depois de o FMI ter alertado que o crescimento mundial vai abrandar para o ritmo mais baixo desde a crise financeira internacional. De acordo com as previsões do Fundo a economia mundial vai crescer 3% em 2019, ou seja uma revisão em baixa de 0,3 pontos percentuais face à previsão seis meses antes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento chinês no terceiro trimestre é o mais baixo em 26 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião