José Sócrates revela que a mãe herdou cinco milhões de euros do avô

  • ECO
  • 4 Novembro 2019

No quinto dia de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, Sócrates disse que a mãe herdou um milhão de contos (cerca de 5 milhões de euros) do avô. Factos não constam da acusação do MP.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates revelou pela primeira vez que a mãe herdou um milhão de contos (na moeda atual cerca de cinco milhões de euros) do avô. Este valor era desconhecido e não está referido em qualquer documento da acusação, avança o Correio da Manhã (acesso livre).

José Sócrates voltou esta segunda-feira a tribunal para o quinto dia de interrogatório no âmbito da Operação Marquês e começou a ser questionado sobre o dinheiro que lhe foi emprestado pelo amigo e também arguido Carlos Santos Silva. De acordo com o Correio da Manhã, o antigo chefe de Governo referiu que ganhava 15 mil euros por mês, mas gastava 22 mil, no tempo em que estava em Paris, o que significa que Carlos Santos Silva lhe emprestava sete mil euros por mês.

Além disso, e para justificar as elevadas quantias gastas, José Sócrates disse que a mãe, Maria Adelaide Monteiro, tinha herdado um milhão de contos (cerca de cinco milhões de euros) do avô. O montante era desconhecido e não está sustentado em qualquer documento, um facto que José Sócrates disse desconhecer porque não leu a acusação do Ministério Público para ser mais “genuíno” no depoimento.

O dia ficou ainda marcado pelo facto de o juiz de instrução, Ivo Rosa, ter pedido aos advogados e procuradores que entregassem os telemóveis e tablets, avança o Público (acesso condicionado) O pedido foi aceite por todos e pretende evitar fugas de informação para a comunicação social durante os interrogatórios. O magistrado já tinha alertado para os deveres de sigilo na passada terça-feira, dia 29 de outubro, e disse que caso não os respeitassem iria confiscar os telemóveis.

No âmbito da Operação Marquês e quase cinco anos depois de ter sido detido, o ex-governante socialista em sido ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. Sócrates está acusado de 31 crimes económico-financeiros, entre os quais três de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 crimes de branqueamento de capitais, nove crimes de falsificação de documento e três crimes de fraude fiscal qualificada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Sócrates revela que a mãe herdou cinco milhões de euros do avô

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião