Saudi Aramco acena com dividendos de 100 mil milhões aos investidores

  • ECO
  • 8 Novembro 2019

A Arábia Saudita prepara-se para colocar a Saudi Aramco na bolsa, naquele que promete ser o maior IPO de sempre. Procura atrair investidores com a promessa de dividendos avultados.

A Saudi Aramco prepara-se para ir para a bolsa em breve, naquele que poderá ser o maior IPO de sempre, e com a promessa de dividendos milionários. Segundo avança o Financial Times, a petrolífera da Arábia Saudita está disposta a pagar um dividendo anual de 100 mil milhões de dólares (cerca de 90,5 mil milhões de euros), visando cativar o interesse dos investidores para a operação.

De acordo com o jornal britânico, os bancos encarregues de lançar a operação foram informados de que a remuneração aos acionistas poderia ser muito superior do que a promessa de um dividendo mínimo anual de 75 mil milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos.

“A administração da Aramco enfatizou a possibilidade de distribuições adicionais aos acionistas superiores e além da promessa do dividendo mínimo, disse o Bank of America Merrill Lynch (BofA) num relatório enviado aos investidores a que o Financial Times teve acesso.

O BofA que avalia a empresa entre 1,2 biliões de dólares e 2,3 biliões, explicou que com o preço do barril de petróleo avaliado em 60 dólares, o dividendo adicional entre 2020 e 2023 pode atingir uma média de 11,5 mil milhões de dólares, correspondendo assim a um valor anual de 86,5 mil milhões de dólares.

Caso o preço do petróleo esteja numa média de 70 dólares ao longo dos próximos quatro anos, já aponta para uma distribuição anual de dividendos de 105 mil milhões de dólares.

Ainda assim há analistas que consideram que esse valor para o barril de petróleo é improvável e que os investidores deveriam considerar as implicações de uma queda das cotações para os 50 dólares ou para valores ainda menores. Houve mesmo um banqueiro a dizer: “isto é marketing”, segundo o Financial Times.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saudi Aramco acena com dividendos de 100 mil milhões aos investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião