Portugal fez progressos mas “ainda há muito por fazer”, alerta Trichet

Em Lisboa, o antigo presidente do BCE elogiou o progresso da economia portuguesa e até falou do crescimento acima da média do euro, mas alerta que ainda há muito por fazer, e que o trabalho é difícil.

O antigo presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, defendeu esta sexta-feira que Portugal fez progressos “encorajadores” em circunstâncias muito difíceis, mas alerta que “ainda há muito por fazer”, e parte desse trabalho é difícil. O principal desafio da economia portuguesa é aumentar a produtividade e o potencial de crescimento.

“Portugal é uma das histórias de sucesso de que podemos falar. Portugal foi muito afetado durante a crise”, disse o francês, à margem de uma conferência promovida pelo Banco de Portugal em Lisboa, e disse que apesar das “circunstâncias muito difíceis” conseguiu progressos encorajadores.

“Os progressos que foram alcançados são encorajadores. Os últimos dados do crescimento trimestral são razoavelmente mais altos que a média da zona euro. Mas ainda há muito trabalho difícil por fazer, claro”, disse.

Questionado sobre quais devem ser as prioridades para a economia portuguesa, o antigo responsável do BCE, antecessor de Mario Draghi, defendeu que “o maior desafio de Portugal é aumentar o crescimento da produtividade”, e, em consequência, aumentar o potencial de crescimento da economia portuguesa.

Jean-Claude Trichet reforçou, no entanto, o alerta que já tinha feito: “Ainda há muito por fazer”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal fez progressos mas “ainda há muito por fazer”, alerta Trichet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião